Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre focos de queimadas. O estado de Roraima registrou em fevereiro deste ano 2.057 focos de queimadas! Vamos nos informar a respeito desse fato tão preocupante? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Focos de queimadas – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Focos de queimadas – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Focos de queimadas – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Roraima tem 45% do total de focos de queimadas do país em fevereiro
Número de focos no estado chegou a 2.057 no mês passado
O estado de Roraima registrou em fevereiro deste ano 2.057 focos de queimadas, segundo dados do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número corresponde a 45% de todos os focos detectados no país no mês passado (4.568).
Desde o início do ano, são 2.661 focos de queimadas identificados em Roraima. O número é maior do que todos os focos registrados em 2023 no estado: 2.659. Em fevereiro do ano passado, foram registrados 168 focos em Roraima.
O governo do estado decretou situação de emergência em nove municípios de Roraima, devido aos efeitos da estiagem na região: Amajari, Alto Alegre, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Pacaraima, Normandia e Uiramutã.
Os municípios com mais focos de queimadas em fevereiro são Mucajaí (401), Caracaraí (335), Amajari (235) e Rorainópolis (218).
O estado passa por um período de forte estiagem, agravado pela influência do fenômeno do El Niño. O Rio Branco, o principal do estado, atingiu o nível de – 0,13 metro, de acordo com a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer).
A produção de água potável nos poços artesianos do estado foi reduzida em 20%, o que, segundo a Caer, acaba ocasionando baixa pressão na rede de distribuição de água dos bairros mais afastados. O governo do estado instalou pontos de coleta de água potável gratuita nas sedes dos municípios e também disponibiliza abastecimento na matriz da Caer.
O Corpo de Bombeiros de Roraima aponta a prática local de atear fogo para “limpar” a terra como um dos fatores que agravam a situação, uma vez que o fogo pode sair de controle.
Sabrina Craide. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-03/roraima-tem-45-do-total-de-focos-de-queimadas-do-pais-em-fevereiro>. Publicado em: 01 de março de 2024. (Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – O texto acima é:
( ) um resumo.
( ) uma notícia.
( ) um artigo de opinião.
Questão 2 – O texto revela que, em Roraima, foram identificados:
( ) 168 focos de queimadas em fevereiro de 2024.
( ) 2.057 focos de queimadas em fevereiro de 2024.
( ) 2.661 focos de queimadas em fevereiro de 2024.
Questão 3 – Na passagem “O número é maior do que todos os focos registrados em 2023 no estado: 2.659.”, o texto:
( ) faz uma correção.
( ) expressa uma opinião.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 4 – Em “O governo do estado decretou situação de emergência em nove municípios de Roraima, devido aos efeitos da estiagem na região […]”, a expressão grifada introduz:
( ) a causa de um fato.
( ) a finalidade de um fato.
( ) a consequência de um fato.
Questão 5 – Qual município de Roraima, de acordo com o texto, mais apresentou focos de queimadas em fevereiro deste ano?
( ) Amajari.
( ) Mucajaí.
( ) Caracaraí.
Questão 6 – O texto cita que houve uma redução de 20% na produção de água potável, nos poços artesianos em Roraima. Esse dado foi registrado:
( ) pelo Corpo de Bombeiros de Roraima.
( ) pela Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer).
( ) pelo Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Questão 7 – Observe:
“O governo do estado instalou pontos de coleta de água potável gratuita […]”
Esse segmento:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.