Início Avaliações Avaliação de Português: Classes gramaticais – 9º ano

Avaliação de Português: Classes gramaticais – 9º ano

por André Martins

    Avaliação de português com o Poema Bilhete do Mario Quintana para alunos do nono ano do ensino fundamental. Há questões de interpretação textual e classes de palavras. O nível da parte gramatical é relativamente difícil. O interessante é trabalhar esse gênero tão cobrado nas provas do ENEM para melhorar a compreensão leitora do nosso aluno que vive hoje tão conectado aos vídeos do YOUTUBE e com menos leitura!  Pesquisar no Youtube é ótimo, porém devemos lembrar que as provas de vestibular, concursos e o já comentado ENEM exige o óbvio: a leitura contextualizada. Um ótimo trabalho, professor(a)!  🙂    🙂    🙂 

    Baixe esta prova de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download desta prova de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:    

 

Leia o texto abaixo e responda às seguintes questões:

BILHETE

1. Se tu me amas, ama-me baixinho
2. Não o grites de cima dos telhados
3. Deixa em paz os passarinhos
4. Deixa em paz a mim!
5. Se me queres,
6. enfim,
7. tem de ser bem devagarinho, Amada,
8. que a vida é breve, e o amor mais breve ainda… (Mario Quintana)

 

Questões

1)  As palavras SE (linhas 1 e 5) no início do poema traz uma ideia de:
a) causa hipotética
b) consequência hipotética
c) oposição ou contrariedade
d) justificativa hipotética
e) conclusão ou contrariedade

 

2) As palavras SE (linhas 1 e 5) são, de acordo com as classes de palavras:
a) advérbios
b) conjunções
c) verbos
d) pronomes
e) adjetivos

 

3) Na linha 2, a palavra “o” é:
a) advérbio
b) conjunção
c) pronome oblíquo
d) pronome reto
e) pronome possessivo

 

4) Na linha 2, a palavra “o” refere-se:
a) aos telhados que devem ser preservados.
b) aos passarinhos nos telhados.
c) a amar baixinho e devagarinho.
d) a guardar segredo sempre sobre os seus sentimentos.
e) a não gritar os seus sentimentos em cima dos telhados.

 

5) Na linha 8, a palavra “que” introduz:
a) uma justificativa.
b) uma pergunta.
c) uma resposta a uma pergunta.
d) uma conclusão evidente sobre o amor.
e) uma enumeração de fatos narrados.

 

6) A última palavra do poema, “ainda”, é segundo a morfologia:
a) um adjetivo.
b) uma palavra substantivada.
c) um substantivo.
d) um advérbio de tempo.
e) uma locução adverbial.

 

7) O título do poema, conforme as classes gramaticais, denomina-se como:
a) um adjetivo.
b) uma palavra substantivada.
c) um substantivo.
d) um advérbio de tempo.
e) uma locução adverbial.

 

BOA PROVA!

 

Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal  www.acessaber.com.br.

2 comentários

FRANCISCO ASSIS DE OLIVEIRA 25 de junho - 7:34

Ótimo trabalho. Parabéns!

Responder
José Augusto Rodrigues da Silva 7 de julho - 11:55

Bom dia gostei muito das avaliações sou professor de português e inglês aqui do Amazonas na cidade de Presidente Figueiredo zona rural é quero um auxílio de vocês…

Responder

Deixe um Comentário