Início Atividades Interpretação de texto: Árvores recordistas em tamanho – 2º ano

Interpretação de texto: Árvores recordistas em tamanho – 2º ano

por Rosiane Fernandes

    Atividade de interpretação de texto, desenvolvida para estudantes do segundo ano do ensino fundamental, com leitura  e interpretação de texto sobre árvores recordistas.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Árvores recordistas em tamanho

    A maior árvore do mundo é uma sequoia de 112 metros e 7 centímetros de altura, o que equivale a um prédio de 43 andares. Ela está plantada no Parque Nacional Redwood ( na Califórnia), nos Estados Unidos.(…)

    Já no Japão existe o cultivo de árvores minúsculas chamadas de bonsais ( bon quer dizer vaso e sai significa árvore). Com essa técnica são feitas as menores árvores do mundo, plantadas em vasos, mas com a aparência que teriam se crescessem normalmente. Os menores bonsais variam de 5 a 7 centímetros de altura. Essas minúsculas árvores duram muitos anos e vivem 40% mais tempo do que se estivesse na natureza, pois são muito bem cuidadas.

www.webartigos.com/articles/arvores-recordistas-em-tamanho/pagina1

 

Questões

1) Qual é o título do texto?

R.

 

2) Explique, porque a sequoia do Parque Nacional Redwood é recordista?

R.

 

3) Em que país é feito o cultivo de árvores minúsculas?

R.

 

4) Qual é o significado da palavra “bonsai”,  de acordo com o texto?

R.

 

5) Analise os objetos a sua volta e responda, qual deles têm um tamanho próximo ao dos menores bonsais que existem?

R.

 

6) Explique, porque as árvores “bonsais” vivem 40% mais tempo do que se estivesse na natureza?

R.

 

7) Você já viu alguma árvore das mencionadas acima? Teria coragem de subir em uma sequoia? Comente.

R.

 

8) Desenhe uma bonsai e uma sequoia. Pinte-as. Depois, junto com seu professor(a), organize um painel para expor seu trabalho.

R.

 

Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras e Pedagogia e pós-graduada em Educação Especial

 

Deixe um Comentário