Atividade de interpretação de texto, voltada a alunos do quarto e quinto ano do ensino fundamental, com questões utilizando o texto “O conselheiro”.
A atividade de português está disponível em formato Word (onde pode modificar), PDF (pronto para imprimir) e as respostas.
Baixe este exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O conselheiro – 4º ou 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O conselheiro – 4º ou 5º ano – Pronta para imprimir
- Respostas: Interpretação de texto: O conselheiro – 4º ou 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.
O CONSELHEIRO
Contam que um certo lavrador possuía um burro que o repouso engordara e um boi que o trabalho abatera.
Um dia, o boi queixou-se ao burro e perguntou-lhe :”Não terás, ó irmão, algum conselho que me salve desta dura labuta?” O burro respondeu: “ Finge-te de doente e não comas tua ração. Vendo-te assim, nosso amo não te levará para lavrar o campo e tu descansará”.
Dizem que o lavrador entendia a linguagem dos animais, e compreendeu o diálogo entre o burro e o boi.
Na manhã seguinte, viu que o boi não comera a sua ração: deixou-o e levou o burro em seu lugar. O burro foi obrigado a puxar o arado o dia todo, e quase morreu de cansaço. E lamentou o conselho que dera ao boi.
Quando voltou à noite perguntou-lhe o boi: “Como vais, querido irmão?”. Vou muito bem, respondeu o burro. Mas ouvi algo que me fez estremecer por tua causa. Ouvi nosso amo dizer:” Se o boi continuar doente, deveremos matá-lo para não perdermos sua carne. Minha opinião é que tu comas tua ração e voltes para tua tarefa a fim de evitar tamanho infortúnio”.
O boi concordou, e devorou imediatamente toda a sua ração.
O lavrador estava ouvindo, e riu.
Do livro,As mil e umas noites, apud Mansour Chalita,As mais Belas Páginas da Literatura Árabe,
Rio de Janeiro. Ed. Civilização Brasileira, 1967,p.281.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO:
1) Quem é o conselheiro?
( ) o burro; ( ) o lavrador; ( ) o boi; ( ) o pássaro
2) Quem foi que pediu o conselho? O que motivou esse pedido?
R:
3) O conselho surtiu o efeito desejado? Justifique sua resposta?
R:
4) Foi bom para o burro ter dado o conselho ao boi? Por quê?
R:
5) Por quê o burro mudou seu conselho? Justifique.
R:
6) Qual é a principal características do burro, neste texto:
( ) a maldade; ( ) a esperteza; ( ) a bondade; ( ) a preguiça;
7) Qual a característica do lavrador que mais chama a atenção?:
( ) a compreensão; ( )a paciência ( ) a esperteza;
Explique sua resposta:
R:
8) Qual das alternativas a baixo mais condiz com o texto?
( ) o lavrador conversava com os animais;
( ) o boi é um animal guloso;
( ) o burro é um animal bem burro mesmo ;
( ) o boi é um animal preguiçoso ;
( ) o burro é um animal esperto;
ANÁLISE TEXTUAL
1) Qual é o título do texto?
R:
2) Qual é o tema?
R:
3) Quem é o autor?
R:
4) Quantos parágrafos contém?
R:
5) Quantas frases existem no texto?
R:
6) Quantos e quais são os personagens?
R:
7) Qual é o gênero deste texto? Justifique sua resposta.
R:
32 comentários
Boa tarde! Amei as atividades,pois nós professores que andamos na correria
é muito bom encontrar pessoas criativas como vocês nos auxiliando.Valeu!!!
Agradecemos seu comentário, concordamos que a vida de professor é muito corrida, e fazemos o possível para ajudar os colegas, afinal esse site é de professor para professor.
Gostei muito também, muito bem elaborada as questões. Tem criatividade em produzir as questões. Parabéns professor.
Profº: Luan
Gostaria de receber o gabarito da interpretação do texto o conselheiro
Olá, as respostas já estão no post.
Nao achei o nome do autor:’:-(
Olá, o nome do autor fica no final do texto, na linha ajustada à direita. Neste caso é o Mansour Chalita
muito boa essa atividade, parabéns.
Adorei….. onde está o gabarito??? Obrigada.
muito legal
Parabéns, gostei muito, é tão bom saber que existem pessoas que contribuam para enriquecer a net com coisas proveitosas, valeu mesmo…..
Muito obrigada Vanessa.
Agradeço muito o auxílio que vocês sempre me dão,nem sempre tenho tempo de elaborar atividades,quando encontro uma como esse texto O Conselheiro,com respostas bem boladas e criativas fico grata,e logo me aposso delas,meus alunos agradecem e eu mais ainda,muito obrigada!
Olá Profª Celi. Ficamos felizes que tenha gostado das atividades. E sempre disponha do site.
Sou professora de Língua portuguesa sempre estou precisando de textos para interpretação.
Obrigada.
Muito bom !!!!! Me ajudou muito
=)
Parabéns pelo belo trabalho. Vocês facilitam a vida dos professores. Gostaria de poder sempre contar com as novidades. Um grande abraço.
Gostaria de receber textos com interpretaçao do sexto ano ao nono ano com gabaritos contendo partes gramaticais. Obrigado.
e legal de mais
gostei muito desse texto e vou passar para os meus alunos do quito e do quarto ano
qual é o 3
nao .porque foi o burro que trabalho
qual é a resposta do 3
MUITO BOA A ATIVIDADE,PARABÉNS!
Qual é o tema
Gente!!!! Essa atividade e para alunos do 4 e 5 ano!!!! Nível FUNDAMENTAL!!! Rsrsrsr… Como que um professor entra no canal e pede a resposta de um dos itens da analise textual!!!!??? Qual e o tema???!!! Kkkkkkkkkkkk!!!!! Eu, simplesmente teria vergonha de fazer uma pergunta destas… ts, ts, ts… Acho que tem alguem que precisa dar uma reciclada…(desculpe algum erro de digitacao… meu notebook veio da suica e ainda nao descobri completamente operar com seu teclado).
parabéns! simples e bom para compreender.
valeu muito bom
simplesmente adoro esse site! nos ajuda muito! tenho uma turma de 2º ano e duas de 5º…e tiro muitas atividades daqui!
estão de parabens! abraços!
Bom dia!
Uma pequena observação. Na primeira atividade que é de interpretação do texto, na quinta pergunta, usa-se desta maneira o “por que” e não desta “por quê, uma vez que inicia a pergunta.
Obrigada…