Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “Vejamos”. Esse livro celebra a beleza do corriqueiro e a magia do real. Vamos saber mais a respeito dele? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP02, EF35LP16, EF05LP19, EF05LP12, EF35LP21 e EF05LP16.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Vejamos – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Vejamos – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Vejamos – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Vejamos”
Das lentes, lunetas e telescópios à imaginação, à fantasia e às histórias – são muitas as formas de ampliar o nosso olhar. Os irmãos gêmeos deste livro nos convidam a ampliar o nosso, embarcando em um incrível passeio com eles. Preparados? Vejamos!
O dia de dois irmãos começa com o toque do despertador. Um vê no relógio o começo de uma aventura, o outro vê o início de um drama. Um se diverte brincando com os cereais coloridos do café da manhã, o outro tenta ordená-los em fileiras na tigela. Duas personalidades distintas e únicas, mas ao mesmo tempo parecidas e misturadas, vão nos levar a um passeio mais que especial.
Conforme os garotos se arrumam, saem de casa, entram no carro e pegam a estrada, vamos enxergar o mundo sob o ponto de vista de um e de outro. Nas nuvens, eles veem piratas, astronautas e onças-pintadas; no caminho, uma luz no fim do túnel, um túnel no final da luz; no mar, um tubarão tocando violoncelo. Imaginem então o que os seus olhos de meninos vão enxergar quando finalmente chegarem ao destino!
Com texto de Otávio Júnior – ganhador do prêmio Jabuti de Melhor Livro Infantil em 2020 – e ilustrações de Caio Zero – premiado autor de livros ilustrados e histórias em quadrinhos –, a obra celebra a beleza do corriqueiro e a magia do real. E assim exprime, com aparente simplicidade, a alegria genuína, o afeto e a amizade desses irmãos num passeio com o pai.
Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9786556541013/vejamos>. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – O texto acima é sobre o livro:
Questão 2 – Releia:
“Os irmãos gêmeos deste livro nos convidam a ampliar o nosso, embarcando em um incrível passeio com eles.”
Nessa frase, o vocábulo “nosso” retoma:
Questão 3 – Identifique a passagem que caracteriza os irmãos gêmeos:
( ) “O dia de dois irmãos começa com o toque do despertador.”
( ) “Um vê no relógio o começo de uma aventura, o outro vê o início de um drama.”
( ) “Duas personalidades distintas e únicas, mas ao mesmo tempo parecidas e misturadas […]”
Questão 4 – O trecho “Um se diverte brincando com os cereais coloridos do café da manhã, o outro tenta ordená-los em fileiras na tigela.”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 5 – Grife a seguir a palavra que indica a soma de fatos no contexto da história:
“[…] saem de casa, entram no carro e pegam a estrada […]”
Questão 6 – De acordo com o texto, na história, “os meninos veem uma luz no fim do túnel, um túnel no final da luz”:
( ) no mar.
( ) no caminho.
( ) nas nuvens.
Questão 7 – No último parágrafo do texto, os travessões assinalam:
( ) exemplos.
( ) correções.
( ) explicações.
Questão 8 – Segundo o texto, “a obra celebra a beleza do corriqueiro e a magia do real”. O termo “corriqueiro” refere-se ao que é:
( ) raro.
( ) comum.
( ) passageiro.
Questão 9 – Na parte “E assim exprime, com aparente simplicidade, a alegria genuína, o afeto e a amizade desses irmãos num passeio com o pai.”, o texto:
( ) cita um fragmento do livro.
( ) expõe uma opinião sobre o livro.
( ) faz um questionamento sobre o livro.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.