Início Série5º ano Interpretação de texto: Vejamos – 5º ano

Interpretação de texto: Vejamos – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “Vejamos”. Esse livro celebra a beleza do corriqueiro e a magia do real. Vamos saber mais a respeito dele? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP02, EF35LP16, EF05LP19, EF05LP12, EF35LP21 e EF05LP16.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

“Vejamos”

Das lentes, lunetas e telescópios à imaginação, à fantasia e às histórias – são muitas as formas de ampliar o nosso olhar. Os irmãos gêmeos deste livro nos convidam a ampliar o nosso, embarcando em um incrível passeio com eles. Preparados? Vejamos!

    O dia de dois irmãos começa com o toque do despertador. Um vê no relógio o começo de uma aventura, o outro vê o início de um drama. Um se diverte brincando com os cereais coloridos do café da manhã, o outro tenta ordená-los em fileiras na tigela. Duas personalidades distintas e únicas, mas ao mesmo tempo parecidas e misturadas, vão nos levar a um passeio mais que especial.

    Conforme os garotos se arrumam, saem de casa, entram no carro e pegam a estrada, vamos enxergar o mundo sob o ponto de vista de um e de outro. Nas nuvens, eles veem piratas, astronautas e onças-pintadas; no caminho, uma luz no fim do túnel, um túnel no final da luz; no mar, um tubarão tocando violoncelo. Imaginem então o que os seus olhos de meninos vão enxergar quando finalmente chegarem ao destino!

    Com texto de Otávio Júnior – ganhador do prêmio Jabuti de Melhor Livro Infantil em 2020 – e ilustrações de Caio Zero – premiado autor de livros ilustrados e histórias em quadrinhos –, a obra celebra a beleza do corriqueiro e a magia do real. E assim exprime, com aparente simplicidade, a alegria genuína, o afeto e a amizade desses irmãos num passeio com o pai.

Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9786556541013/vejamos>. (Com adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – O texto acima é sobre o livro:

 

 

Questão 2 – Releia:

“Os irmãos gêmeos deste livro nos convidam a ampliar o nosso, embarcando em um incrível passeio com eles.”

Nessa frase, o vocábulo “nosso” retoma:

 

Questão 3 – Identifique a passagem que caracteriza os irmãos gêmeos:

(     ) “O dia de dois irmãos começa com o toque do despertador.”

(     ) “Um vê no relógio o começo de uma aventura, o outro vê o início de um drama.”

(     ) “Duas personalidades distintas e únicas, mas ao mesmo tempo parecidas e misturadas […]”

 

Questão 4 – O trecho “Um se diverte brincando com os cereais coloridos do café da manhã, o outro tenta ordená-los em fileiras na tigela.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 5 – Grife a seguir a palavra que indica a soma de fatos no contexto da história:

“[…] saem de casa, entram no carro e pegam a estrada […]”

 

Questão 6 – De acordo com o texto, na história, “os meninos veem uma luz no fim do túnel, um túnel no final da luz”:

(     ) no mar.

(     ) no caminho.

(     ) nas nuvens.

 

Questão 7 – No último parágrafo do texto, os travessões assinalam:

(     ) exemplos.

(     ) correções.

(     ) explicações.

 

Questão 8 – Segundo o texto, “a obra celebra a beleza do corriqueiro e a magia do real”. O termo “corriqueiro” refere-se ao que é:

(     ) raro.

(     ) comum.

(     ) passageiro.

 

Questão 9 – Na parte “E assim exprime, com aparente simplicidade, a alegria genuína, o afeto e a amizade desses irmãos num passeio com o pai.”, o texto:

(     ) cita um fragmento do livro.

(     ) expõe uma opinião sobre o livro.

(     ) faz um questionamento sobre o livro.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário