Início Série5º ano Interpretação de texto: Uma grande amizade – lenda nigeriana – 5º ano

Interpretação de texto: Uma grande amizade – lenda nigeriana – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma grande amizade. Houve um tempo em que Sol, Lua e Água eram amigos. Viviam sempre juntos, como verdadeiros companheiros. Vamos conhecer essa história? Então, leia com atenção a lenda nigeriana! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

Uma grande amizade

Lenda nigeriana

    Houve um tempo em que Sol, Lua e Água eram amigos. Viviam sempre juntos, como verdadeiros companheiros. Era um tempo em que os astros viviam na Terra, com os outros elementos e espécies do mundo.

    O Sol era casado com a Lua e sempre saía para dar uma volta na terra, para visitar a Água. Eles conversavam e se divertiam muito juntos.

    Certo dia, a Água notou que o Sol não era o mesmo. Estava triste, caladão… Então, resolveu perguntar o que estava acontecendo. O Sol, todo sentido, respondeu que estava triste porque notou que a Água nunca ia visitá-lo. A Lua, sua mulher, também não gostava nada disso.

    A Água tratou de resolver o mal-entendido, explicando para os amigos a razão pela qual não lhes fazia visitas. Na verdade, ela tinha medo de causar algum transtorno, pois era muito espaçosa. Sua presença poderia ser uma catástrofe!

    O Sol compreendeu, mas não aceitou as razões da Água. Chegando à sua casa, foi conversar com a Lua e os dois resolveram fazer uma reforma geral para que a Água pudesse visitá-los. Era preciso aumentar tudo e fazer da casa um lugar bem grande, com muitos cômodos para a Água se espalhar. E fizeram desse jeito, tudo bem espaçoso.

    A casa ficou tão grande que uma pessoa não conseguiria percorrê-la inteira nem andando um mês sem cessar. Apesar disso, a Água achou que o lugar não seria suficiente para ela. Mas estava decida a não fazer mais desfeita ao casal de amigos. Bateu à porta da casa e perguntou se eles tinham certeza de que ela deveria entrar. Ouvindo que sim, a Água foi entrando, se espalhando e não demorou para que o andar de baixo estivesse todo tomado por ela e por todo tipo de ser vivo aquático. Era peixe, alga, tartaruga…

    A Água, vendo que estava tomando muito espaço, perguntou ao Sol e à Lua se poderia continuar entrando. Eles responderam, meio sem graça, que seria uma honra, enquanto viam que o segundo andar também começava a inundar. E quanto mais a água subia, mais o Sol e a Lua corriam para os outros andares da construção. Atrás deles, muitas baleias, golfinhos, tubarões e raias.

    Rapidamente, o Sol e a Lua perceberam que nem no telhado estariam a salvo. Para se manterem secos e a salvo, apenas lhes restava o céu. E para lá eles foram e ficaram. Mas não pense que a amizade entre Sol, Lua e Água terminou. Eles sempre se encontram. Antes do pôr do sol e nas noites de lua cheia.

Livre adaptação da lenda contada pelo povo Efik-ibibio, da Nigéria.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 234.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Em “Viviam sempre juntos, como verdadeiros companheiros.”, o narrador refere-se:

 

 

Questão 2 – Segundo a história, a Água receava causar um transtorno ao visitar os amigos, o Sol e a Lua. Por quê?

 

 

Questão 3 – No fragmento “O Sol compreendeu, mas não aceitou as razões da Água.”, a palavra destacada poderia ser substituída por:

(     ) “porém”.

(     ) “por isso”.

(     ) “bem como”.

 

Questão 4 – No segmento “[…] os dois resolveram fazer uma reforma geral para que a Água pudesse visitá-los.”, o fato sublinhado é:

(     ) a causa do anterior.

(     ) a finalidade do anterior.

(     ) a consequência do anterior.

 

Questão 5 – Na passagem “Bateu à porta da casa e perguntou se eles tinham certeza de que ela deveria entrar.”, o termo destacado:

(     ) retoma a Água.

(     ) anuncia a Água.

(     ) caracteriza a Água.

 

Questão 6 – Na frase “Eles responderam, meio sem graça, que seria uma honra, enquanto viam que o segundo andar também começava a inundar.”, a parte grifada exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – De acordo com a história, “o Sol e a Lua perceberam que nem no telhado estariam a salvo”. O que eles fizeram a partir daí?

 

 

Questão 8 – Identifique o trecho em que o narrador se dirige diretamente ao leitor:

(     ) “A Água tratou de resolver o mal-entendido, explicando para os amigos a razão […]”

(     ) “Apesar disso, a Água achou que o lugar não seria suficiente para ela.”

(     ) “Mas não pense que a amizade entre Sol, Lua e Água terminou.”

 

Questão 9 – A lenda “Uma grande amizade” conta o surgimento:

(     ) da água.

(     ) do Sol e da Lua no céu.

(     ) dos elementos da Terra.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário