Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma grande amizade. Houve um tempo em que Sol, Lua e Água eram amigos. Viviam sempre juntos, como verdadeiros companheiros. Vamos conhecer essa história? Então, leia com atenção a lenda nigeriana! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Uma grande amizade – lenda nigeriana – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Uma grande amizade – lenda nigeriana – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Uma grande amizade – lenda nigeriana – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Uma grande amizade
Lenda nigeriana
Houve um tempo em que Sol, Lua e Água eram amigos. Viviam sempre juntos, como verdadeiros companheiros. Era um tempo em que os astros viviam na Terra, com os outros elementos e espécies do mundo.
O Sol era casado com a Lua e sempre saía para dar uma volta na terra, para visitar a Água. Eles conversavam e se divertiam muito juntos.
Certo dia, a Água notou que o Sol não era o mesmo. Estava triste, caladão… Então, resolveu perguntar o que estava acontecendo. O Sol, todo sentido, respondeu que estava triste porque notou que a Água nunca ia visitá-lo. A Lua, sua mulher, também não gostava nada disso.
A Água tratou de resolver o mal-entendido, explicando para os amigos a razão pela qual não lhes fazia visitas. Na verdade, ela tinha medo de causar algum transtorno, pois era muito espaçosa. Sua presença poderia ser uma catástrofe!
O Sol compreendeu, mas não aceitou as razões da Água. Chegando à sua casa, foi conversar com a Lua e os dois resolveram fazer uma reforma geral para que a Água pudesse visitá-los. Era preciso aumentar tudo e fazer da casa um lugar bem grande, com muitos cômodos para a Água se espalhar. E fizeram desse jeito, tudo bem espaçoso.
A casa ficou tão grande que uma pessoa não conseguiria percorrê-la inteira nem andando um mês sem cessar. Apesar disso, a Água achou que o lugar não seria suficiente para ela. Mas estava decida a não fazer mais desfeita ao casal de amigos. Bateu à porta da casa e perguntou se eles tinham certeza de que ela deveria entrar. Ouvindo que sim, a Água foi entrando, se espalhando e não demorou para que o andar de baixo estivesse todo tomado por ela e por todo tipo de ser vivo aquático. Era peixe, alga, tartaruga…
A Água, vendo que estava tomando muito espaço, perguntou ao Sol e à Lua se poderia continuar entrando. Eles responderam, meio sem graça, que seria uma honra, enquanto viam que o segundo andar também começava a inundar. E quanto mais a água subia, mais o Sol e a Lua corriam para os outros andares da construção. Atrás deles, muitas baleias, golfinhos, tubarões e raias.
Rapidamente, o Sol e a Lua perceberam que nem no telhado estariam a salvo. Para se manterem secos e a salvo, apenas lhes restava o céu. E para lá eles foram e ficaram. Mas não pense que a amizade entre Sol, Lua e Água terminou. Eles sempre se encontram. Antes do pôr do sol e nas noites de lua cheia.
Livre adaptação da lenda contada pelo povo Efik-ibibio, da Nigéria.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 234.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Em “Viviam sempre juntos, como verdadeiros companheiros.”, o narrador refere-se:
Questão 2 – Segundo a história, a Água receava causar um transtorno ao visitar os amigos, o Sol e a Lua. Por quê?
Questão 3 – No fragmento “O Sol compreendeu, mas não aceitou as razões da Água.”, a palavra destacada poderia ser substituída por:
( ) “porém”.
( ) “por isso”.
( ) “bem como”.
Questão 4 – No segmento “[…] os dois resolveram fazer uma reforma geral para que a Água pudesse visitá-los.”, o fato sublinhado é:
( ) a causa do anterior.
( ) a finalidade do anterior.
( ) a consequência do anterior.
Questão 5 – Na passagem “Bateu à porta da casa e perguntou se eles tinham certeza de que ela deveria entrar.”, o termo destacado:
( ) retoma a Água.
( ) anuncia a Água.
( ) caracteriza a Água.
Questão 6 – Na frase “Eles responderam, meio sem graça, que seria uma honra, enquanto viam que o segundo andar também começava a inundar.”, a parte grifada exprime:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 7 – De acordo com a história, “o Sol e a Lua perceberam que nem no telhado estariam a salvo”. O que eles fizeram a partir daí?
Questão 8 – Identifique o trecho em que o narrador se dirige diretamente ao leitor:
( ) “A Água tratou de resolver o mal-entendido, explicando para os amigos a razão […]”
( ) “Apesar disso, a Água achou que o lugar não seria suficiente para ela.”
( ) “Mas não pense que a amizade entre Sol, Lua e Água terminou.”
Questão 9 – A lenda “Uma grande amizade” conta o surgimento:
( ) da água.
( ) do Sol e da Lua no céu.
( ) dos elementos da Terra.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.