Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma espécie fascinante. O inseto se disfarça de flor para caçar e se proteger! Impressionante, não? Descubra que inseto é esse, lendo o texto! Em seguida, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05, EF05LP07, EF05LP12 e EF05LP19.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Uma espécie fascinante – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Uma espécie fascinante – 5º ano- Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Uma espécie fascinante – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Louva-a-deus-orquídea: conheça inseto que se disfarça de flor para caçar e se proteger
Nativo do sul da China e do sudeste da Ásia, ele é um mestre do disfarce, com pernas que imitam pétalas e um corpo colorido que engana presas e predadores.
Em um primeiro momento, parece uma flor delicada, mas se olhar direitinho, é na verdade um mestre da camuflagem. Como um ninja da natureza se disfarçando entre as flores, o louva-a-deus-orquídea (Hymenopus coronatus), nativo do sul da China e do sudeste da Ásia, usa seu corpo colorido e pernas que imitam flores para caçar e se proteger.
Esse truque natural não só o protege de predadores, como também atrai presas desavisadas, tornando-o um caçador eficiente e quase invisível na vegetação. Apesar de ser uma espécie fascinante e amplamente estudada em alguns aspectos, não é considerada particularmente comum na natureza.
Além da sua aparência singular, o animal surpreende também pelo comportamento. Segundo o entomólogo e especialista em louva-a-deus, César Favacho, a espécie não mantém uma relação específica com orquídeas, como o nome sugere, mas habita diferentes tipos de vegetação verde, geralmente repousando sobre folhas em superfícies abertas, próximas às copas das árvores.
“Eles são ativos durante o dia e utilizam sua camuflagem não apenas para se esconder, mas para atrair presas, como abelhas e borboletas, que se aproximam acreditando estar diante de uma flor real”, explica.
De acordo com o especialista, a estratégia é tão eficaz que, em estudos, pesquisadores observaram que insetos polinizadores eram mais atraídos pelo louva-a-deus-orquídea do que por flores verdadeiras.
João Bertuzzo. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2025/03/20/louva-a-deus-orquidea-conheca-inseto-que-se-disfarca-de-flor-para-cacar-e-se-proteger.ghtml>. (Fragmento com adaptação).
Questões
Questão 1 – Em “Nativo do sul da China e do sudeste da Ásia, ele é um mestre do disfarce […]”, o texto refere-se ao:
Questão 2 – Segundo o texto, quais são as finalidades da camuflagem da espécie identificada anteriormente?
Questão 3 – Na passagem “[…] parece uma flor delicada […]”, o texto:
( ) dá um exemplo.
( ) faz uma comparação.
( ) aponta uma hipótese.
Questão 4 – No segmento “[…] tornando-o um caçador eficiente e quase invisível na vegetação.”, o termo grifado indica:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 5 – A parte “[…] habita diferentes tipos de vegetação verde, geralmente repousando sobre folhas em superfícies abertas, próximas às copas das árvores.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 6 – As aspas destacam no texto:
( ) uma ironia.
( ) uma citação.
( ) uma informalidade.
Questão 7 – Um vocábulo “que” introduz a ideia de consequência a seguir. Sublinhe-o:
“[…] a estratégia é tão eficaz que, em estudos, pesquisadores observaram que insetos polinizadores eram mais atraídos pelo louva-a-deus-orquídea que por flores verdadeiras.”
Questão 8 – Assinale o trecho que contém uma opinião:
( ) “Apesar de ser uma espécie fascinante […]”
( ) “[…] não é considerada particularmente comum na natureza.”
( ) “Além da sua aparência singular […]”
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.