Início Série5º ano Interpretação de texto: Uma carismática comedora de mel – 5º ano

Interpretação de texto: Uma carismática comedora de mel – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma carismática comedora de mel. Trata-se da irara! Vamos conhecê-la melhor? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Irara: uma carismática comedora de mel

Única representante do gênero Eira é popularmente conhecida como papa-mel, já que o doce é um de seus alimentos preferidos

 

    Da família das lontras e ariranhas, a irara (Eira barbara) é um mamífero onívoro presente em todos os biomas brasileiros. Porém, nada tem de comum, afinal, é a única representante do gênero Eira.

    Apesar dos hábitos florestais, ela já foi encontrada em pomares, plantações e outras áreas modificadas pelo homem. A facilidade de adaptação é uma de suas especialidades. Come desde frutas a roedores, insetos, pequenos vertebrados e aves. O mel também faz parte de sua dieta. Daí ser conhecida popularmente como papa-mel. Até seu nome científico Eira, em Guarani, significa “comedor de mel”.

    A irara é um predador ativo, sendo o olfato seu método principal para detecção de presas. Também é uma exímia exploradora, podendo viajar de dois a oito quilômetros por dia. Devido ao seu caráter explorador, prefere ocupar grandes áreas a demarcar um território. Realiza a maior parte de suas atividades durante o dia, especialmente no início da manhã e no final da tarde.

    Já foi avistada em pares, mas seus hábitos são mais solitários. Na existência de um grupo, eles geralmente são compostos pela fêmea e seus filhotes. Os indivíduos se locomovem com astúcia tanto no solo, como em árvores. Sua cauda, que chega a medir até 47 centímetros, é responsável por dar equilíbrio e manter o corpo ereto. Facilmente se pendura com as patas traseiras e usa a cauda para apanhar frutos. Possui membranas natatórias nas patas, por isso também tem habilidade para nadar. Possui pelagem escura ao longo de todo seu corpo esguio e musculoso.

“Associação Mineira de Defesa do Ambiente”.
Disponível em: <https://www.amda.org.br/index.php/comunicacao/especie-da-vez/>. (Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Em “Única representante do gênero Eira é popularmente conhecida como papa-mel, já que o doce é um de seus alimentos preferidos”, o texto refere-se à:

(     ) irara.

(     ) lontra.

(     ) ariranha.

 

Questão 2 – Na passagem “Apesar dos hábitos florestais, ela já foi encontrada em pomares, plantações e outras áreas modificadas pelo homem.”, o termo grifado indica:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) alternância.

 

Questão 3 – Segundo o texto, a irara “é uma exímia exploradora, podendo viajar de dois a oito quilômetros por dia”. Em outras palavras, ela é:

(     ) “uma curiosa exploradora”.

(     ) “uma excelente exploradora”.

(     ) “uma destemida exploradora”.

 

Questão 4 – No segmento “Devido ao seu caráter explorador, prefere ocupar grandes áreas a demarcar um território.”, a parte destacada expressa:

(     ) uma causa.

(     ) uma condição.

(     ) uma consequência.

 

Questão 5 – O texto revela que a irara vive mais:

(     ) solitária.

(     ) em pares.

(     ) em grupo.

 

Questão 6 – De acordo com o texto, os indivíduos do grupo “se locomovem com astúcia”:

(     ) no solo.

(     ) em árvores.

(     ) no solo e em árvores.

 

Questão 7 – Observe:

“Possui pelagem escura ao longo de todo seu corpo esguio e musculoso.”

Esse trecho é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário