Início Série5º ano Interpretação de texto: Uma baleia-jubarte – 5º ano

Interpretação de texto: Uma baleia-jubarte – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma baleia-jubarte. Ela foi encontrada morta na areia da praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Vamos nos informar a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ANO: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05, EF05LP07, EF05LP12 e EF05LP19.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Baleia-jubarte é encontrada morta em praia do Rio

    Uma baleia da espécie jubarte foi encontrada morta na areia da praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O animal, com aproximadamente 6 metros de comprimento, foi localizado no início da manhã.

    O Corpo de Bombeiros foi acionado e constatou que a baleia já estava morta. Dois tratores e uma retroescavadeira foram utilizados para retirar a baleia da praia.

    Biólogos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro acompanharam a operação toda. O corpo do animal foi levado para o laboratório da universidade, onde os pesquisadores vão tentar identificar o que provocou a morte da baleia.

    Nessa época do ano, baleias-jubarte costumam aparecer no litoral brasileiro. Elas migram da Antártica em direção ao arquipélago de Abrolhos, na Bahia.

Disponível em: <https://tvbrasil.ebc.com.br/reporter-brasil/2025/06/baleia-jubarte-e-encontrada-morta-em-praia-do-rio>. Publicado em: 07 de junho de 2025. (Com adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – O texto acima noticia um fato. Qual fato?

 

 

Questão 2 – Quando aconteceu o fato?

 

 

Questão 3 – Releia:

“O Corpo de Bombeiros foi acionado e constatou que a baleia já estava morta.”

Esse segmento:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 4 – Segundo o texto, quais veículos “foram utilizados para retirar a baleia da praia”?

 

 

Questão 5 – Na frase

“Biólogos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro acompanharam a operação toda.”

A parte em evidência é:

(     ) uma opinião.

(     ) uma correção.

(     ) uma explicação.

 

Questão 6 – No fragmento “O corpo do animal foi levado para o laboratório da universidade […]”, a palavra “para”:

(     ) aponta uma direção.

(     ) assinala um destino.

(     ) introduz uma finalidade.

 

Questão 7 – No trecho “[…] onde os pesquisadores vão tentar identificar o que provocou a morte da baleia.”, o vocábulo “o” equivale a:

(     ) “isso”.

(     ) “aquilo”.

(     ) “aquele”.

 

Questão 8 – Em “Nessa época do ano, baleias-jubarte costumam aparecer no litoral brasileiro.”, a expressão sublinhada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 9 – Na passagem “Elas migram da Antártica em direção ao arquipélago de Abrolhos, na Bahia.”, o termo destacado foi usado para:

(     ) retomar.

(     ) apresentar.

(     ) caracterizar.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário