Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre uma ave migratória em Santa Catarina. Ela não era vista nesse estado desde 2016! Que ave será essa, hein? Descubra, lendo o texto! Em seguida, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP02, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06, EF05CI07 e EF05CI09.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Uma ave migratória em Santa Catarina – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Uma ave migratória em Santa Catarina – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Uma ave migratória em Santa Catarina – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Após oito anos sem registros, mariquita-de-perna-clara é avistada em SC
Avistada em 28 de maio na cidade de Criciúma, ave migratória não era encontrada no estado desde agosto de 2016.
No fim do mês de maio, um visitante inusitado despertou a atenção de alguns observadores de aves de Santa Catarina. Depois de oito anos sem registros no estado, uma mariquita-de-perna-branca (Setophaga striata) foi avistada no Parque das Nações, no município de Criciúma (SC).
O fotógrafo Arlindo Pizzolo observou, fotografou e relatou sobre o aparecimento da espécie. Os últimos registros da ave tinham sido feitos em agosto de 2016, em Balneário Piçarras (SC).
A mariquita-de-perna-branca realiza a mais longa migração entre espécies do gênero Setophaga, com alguns indivíduos viajando mais de 8 mil km do Alasca até o Brasil, sendo cerca de 2.500 km sobre o mar e totalizando até 88 horas de voo sem pausas.
A fotógrafa de natureza Kacau Oliveira mora em Florianópolis (SC) e viajou por três horas para encontrar a ave. Após ver as fotos e pesquisar sobre a espécie, assumiu o compromisso de vê-la pessoalmente.
Quando Kacau e os amigos chegaram ao parque, esperaram ao menos 40 minutos até que a ave aparecesse forrageando entre as árvores. Eles puderam observá-la por menos de dez minutos, mas já foi o bastante para a viagem render diversas fotos.
“Meu sentimento é de gratidão imensa, primeiro à Mãe Natureza por ter traçado o curso dessa ave rara para tão perto de mim, e depois aos meus amigos que embarcaram junto comigo nessa aventura”, diz a fotógrafa.
João Bertuzzo. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2024/06/10/apos-oito-anos-sem-registros-mariquita-de-perna-clara-e-avistada-em-sc.ghtml>. (Fragmento com corte).
Questões
Questão 1 – O texto acima é:
( ) um conto.
( ) uma notícia.
( ) um relato de experiência.
Questão 2 – Segundo o autor do texto, a ave migratória não era vista em Santa Catarina, desde 2016. A que ave migratória ele se refere?
Questão 3 – A ave identificada acima foi encontrada, em maio de 2024, na cidade de:
( ) Criciúma.
( ) Florianópolis.
( ) Balneário Piçarras.
Questão 4 – O trecho “O fotógrafo Arlindo Pizzolo observou, fotografou e relatou sobre o aparecimento da espécie.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 5 – Na parte “A mariquita-de-perna-branca realiza a mais longa migração entre espécies do gênero Setophaga […]”, o texto:
( ) aponta uma causa.
( ) expressa uma opinião.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 6 – Sublinhe a seguir o vocábulo que assinala a ideia de soma:
“[…] sendo cerca de 2.500 km sobre o mar e totalizando até 88 horas de voo sem pausas.”
Questão 7 – Em “Após ver as fotos e pesquisar sobre a espécie, assumiu o compromisso de vê-la pessoalmente.”, o termo grifado indica:
( ) meio.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 8 – A fala “Meu sentimento é de gratidão imensa, primeiro à Mãe Natureza por ter traçado o curso dessa ave rara para tão perto de mim […]” é:
( ) do fotógrafo Arlindo Pizzolo.
( ) do autor do texto, João Bertuzzo.
( ) da fotógrafa de natureza, Kacau Oliveira.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.