Interpretação de texto: Uma árvore que colore os dias frios – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma árvore que colore os dias frios. Qual será, hein? Descubra, lendo o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Mulungu-do-litoral (Erythrina speciosa)

    Com floração entre junho e setembro, o mulungu-do-litoral é uma espécie que enche as cidades de encanto durante os dias mais frios do ano. Assim como os ipês, essa planta fica totalmente desprovida de folhas durante a floração. Possui flores avermelhadas, igual a outras espécies do gênero Erythrina, popularmente conhecidas como mulungus.

    Derivado do grego erythros, o nome “eritrina” significa vermelho, em alusão à cor de suas flores. No Brasil, há cerca de 12 espécies do grupo, sendo o mulungu-do-litoral nativo das regiões sudeste e sul. A árvore de caule espinhento, cuja altura varia entre dois e quatro metros, é típica da Mata Atlântica e pode ser encontrada no Cerrado.

    Comum em áreas litorâneas, o mulungu-do-litoral prolifera-se em solos úmidos e tem excelente efeito paisagístico. Atrai naturalmente beija-flores, sanhaçus e grande variedade de aves. O formato peculiar de suas inflorescências faz com que também seja conhecido como eritrina-candelabro.

Amda. Disponível em: <https://www.amda.org.br/index.php/comunicacao/especie-da-vez/5960-inverno-florido-ipes-mulungus-e-manacas-colorem-dias-frios>. Publicado em: 30 de junho de 2020. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Assim como os ipês, essa planta fica totalmente desprovida de folhas durante a floração.”

A que planta o texto se refere?

 

Questão 2 – Em “Possui flores avermelhadas, igual a outras espécies do gênero Erythrina, popularmente conhecidas como mulungus.”, a parte destacada:

(     ) dá um exemplo.

(     ) expõe uma conclusão.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 3 – Na passagem “Derivado do grego erythros, o nome ‘eritrina’ significa vermelho, em alusão à cor de suas flores.”, o texto:

(     ) corrige.

(     ) explica.

(     ) complementa.

 

Questão 4 – Em “No Brasil, há cerca de 12 espécies do grupo […]”, o texto revela:

(     ) a quantidade exata de espécies.

(     ) a quantidade hipotética de espécies.

(     ) a quantidade aproximada de espécies.

 

Questão 5 – No segmento “[…] pode ser encontrada no Cerrado.”, a expressão sublinhada foi empregada para indicar:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 – Observe:

“Comum em áreas litorâneas, o mulungu-do-litoral prolifera-se em solos úmidos e tem excelente efeito paisagístico.”

O termo grifado assinala:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 7 – O trecho “Atrai naturalmente beija-flores, sanhaçus e grande variedade de aves.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 8 – Identifique o fragmento que contém uma opinião:

(     ) “[…] uma espécie que enche as cidades de encanto […]”

(     ) “A árvore de caule espinhento […]”

(     ) “O formato peculiar de suas inflorescências […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: