Interpretação de texto: Antonia – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Antonia. Vamos ler o texto que nos apresenta esse livro? Em seguida, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

“Antonia”

    O dia mal começava e lá estava ela, Antonia, chacoalhando galhos com sua garganta afinada e convidando seu bando a pular dos ninhos: “Acordem, passarinhos. Venham cantar e assobiar”.

    Era isso todo dia de manhã. Antonia animada de cá, e o bando mal-humorado de lá. “Pare com isso! Queremos dormir!”. Ninguém aguentava a cantoria, mas ela nem ligava para as caras feias.

    No entanto, um dia ela se cansou e resolveu deixar a floresta. Foi assim que nasceu uma outra relação entre os amigos. A saudade bateu dos dois lados. E Antonia bolou um plano genial para ter certeza de que, na verdade, ela nada incomodava, pois seu destino era estar, de alguma forma, sempre por perto.

Autor: Anke de Vries
Ilustrador: Piet Grobler
Tradução: Camila Werner

Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9788574126029/antonia>. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Quem escreveu o livro “Antonia”?

(     ) Piet Grobler.

(     ) Anke de Vries.

(     ) Camila Werner.

 

Questão 2 – Releia:

“O dia mal começava e lá estava ela, Antonia, chacoalhando galhos com sua garganta afinada e convidando seu bando a pular dos ninhos […]”

Esse trecho é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – Na passagem “Antonia animada de cá, e o bando mal-humorado de lá.”, o termo grifado assinala:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) alternância.

 

Questão 4 – Sublinhe a seguir o vocábulo que retoma a protagonista da história, Antonia:

“Ninguém aguentava a cantoria, mas ela nem ligava para as caras feias.”

 

Questão 5 – Em “No entanto, um dia ela se cansou e resolveu deixar a floresta.”, o texto revela:

(     ) o início da história.

(     ) o clímax da história.

(     ) o desfecho da história.

 

Questão 6 – No segmento “Foi assim que nasceu uma outra relação entre os amigos.”, a palavra destacada indica uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – Na frase “A saudade bateu dos dois lados.”, a que dois lados o texto se refere?

 

 

Questão 8 – Na parte “E Antonia bolou um plano genial […]”, o verbo é um exemplo:

(     ) da linguagem informal.

(     ) da linguagem regional.

(     ) da linguagem científica.

 

Questão 9 – Segundo o texto, Antonia queria “ter certeza de que, na verdade, ela nada incomodava”. Por que ela acreditava não incomodar os amigos?

 

 

Questão 10 – As aspas sinalizam no texto:

(     ) citações.

(     ) opiniões.

(     ) correções.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: