Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre um prédio no deserto. Ele foi construído no deserto da Arábia Saudita e bateu um recorde mundial! Qual recorde? Descubra, lendo o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP03, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF05LP07 e EF05LP15.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Um prédio no deserto – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Um prédio no deserto – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Um prédio no deserto – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Prédio construído no deserto da Arábia Saudita bate recorde mundial
A Comissão Real para AlUla (RCU) construiu o belo prédio no deserto de AlUla, na Arábia Saudita.
Ele quebrou o título do Guinness World Records para o maior edifício espelhado do mundo, medindo 9.740 metros quadrados.
A sala de concertos Maraya recebeu esse nome porque “Maraya” significa “reflexo” ou “espelho” em árabe.
O edifício foi projetado para refletir e destacar a beleza natural do deserto ao redor de AlUla.
A peça de arte arquitetônica servirá como local para eventos, celebrações, performances e reuniões de negócios.
A sala de concertos foi construída em torno de Mada’in Salih (que significa “Cidades de Salih”), uma cidade histórica que é conhecida por ter sido uma rota comercial, que ligava a Península Arábica à região do Levante. De fato, essa região tornou-se o primeiro Patrimônio Mundial da UNESCO na Arábia Saudita.
O lugar apresenta rochas naturalmente esculpidas, escritos históricos e arte rupestre, assim como diversos monumentos islâmicos e religiosos.
O desenho do salão faz dele uma extensão arquitetônica do ambiente que o rodeia. Esse salão tem capacidade para 500 lugares e foi concebido como um cuboide coberto com espelhos exteriores.
Como sala de concertos, a boa qualidade sonora foi um fator-chave na concepção do interior do edifício.
“AlUla é um patrimônio cultural da humanidade, e o nosso desejo para o século XXI era criar um centro cultural. Maraya é um impressionante centro de eventos de classe mundial, para a realização de espetáculos, comemorações e reuniões de negócios. Maraya é um lugar que entrelaça natureza, cultura e humanidade”. – Amr AlMadani, CEO da RCU, CEO da RU.
Disponível em: <https://www.guinnessworldrecords.com.br/news/commercial/2020/3/predio-construido-no-deserto-da-arabia-saudita-bate-recorde-mundial>. Publicado em: 31 março de 2020. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – Segundo o texto, um prédio no deserto de AlUla, na Arábia Saudita, bateu recorde mundial. A que recorde o texto se refere?
Questão 2 – Grife a seguir o vocábulo que exprime uma opinião:
“A Comissão Real para AlUla (RCU) construiu o belo prédio no deserto da cidade de AlUla, na Arábia Saudita.”
Questão 3 – Em “A sala de concertos Maraya recebeu esse nome porque ‘Maraya’ significa ‘reflexo’ ou ‘espelho’ em árabe.”, o texto:
( ) dá um exemplo.
( ) dá uma sugestão.
( ) dá uma explicação.
Questão 4 – Na frase “O edifício foi projetado para refletir e destacar a beleza natural do deserto ao redor de AlUla.”, o termo sublinhado indica:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 5 – O texto revela que “a sala de concertos do edifício foi construída em torno de uma cidade histórica, que é conhecida por ter sido uma rota comercial”. Qual cidade?
Questão 6 – A parte “O lugar apresenta rochas naturalmente esculpidas, escritos históricos e arte rupestre, assim como diversos monumentos islâmicos e religiosos.”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 7 – No último parágrafo, as aspas destacam:
( ) o trecho em linguagem informal.
( ) a reprodução de uma fala alheia.
( ) o dizer fora do seu contexto habitual.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.