Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quino ano, sobre “Um passo de cada vez”. Vamos ler o texto que nos apresenta esse livro? Trata-se de uma história delicada sobre ter coragem para falar o que guardamos bem lá no fundo e para nos abrirmos a novos caminhos. Em seguida, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP02, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06 e EF35LP13.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Um passo de cada vez – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Um passo de cada vez – 5º ano- Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Um passo de cada vez – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Um passo de cada vez”
Da mesma autora de “Céu sem estrelas”, esta é uma história delicada sobre ter coragem para falar o que guardamos bem lá no fundo e para nos abrirmos a novos caminhos.
Mari mal se lembra da última vez que se sentiu bem dentro da escola. Desde que seus colegas começaram a espalhar boatos horríveis a seu respeito, ela está mais sozinha do que nunca. E, para aguentar os meses que restam até o fim das aulas, ela só pode contar com as músicas do Tempest, que não saem dos seus fones de ouvido.
Quando a banda anuncia um show na sua cidade, Mari decide fazer de tudo para viver esse momento e compartilhá-lo com outros fãs. A partir daí, os vídeos que posta despretensiosamente na internet passam a ter mais e mais alcance, ela conhece um garoto que faz seu coração acelerar como uma batida de rock, e possibilidades surgem para seu futuro. Mas será que Mari conseguirá dar esses novos passos, enquanto guarda tantas feridas de seu passado?
Autora do livro: Iris Figueiredo.
Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9788555342264/um-passo-de-cada-vez>.
Questões
Questão 1 – O texto acima é sobre o livro:
Questão 2 – Na passagem “Mari mal se lembra da última vez que se sentiu bem dentro da escola.”, o texto:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 3 – O texto revela que, na história do livro, Mari “está mais sozinha do que nunca”. Por que ela se sente sozinha?
Questão 4 – Grife a seguir o termo que introduz uma finalidade:
“E, para aguentar os meses que restam até o fim das aulas […]”
Questão 5 – Observe:
“Quando a banda anuncia um show na sua cidade, Mari decide fazer de tudo para viver esse momento e compartilhá-lo com outros fãs.”
A palavra destacada indica no contexto da história:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 6 – Na parte “A partir daí, os vídeos que posta despretensiosamente na internet passam a ter mais e mais alcance […]”, o vocábulo sublinhado exprime:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 7 – No fragmento “[…] ela conhece um garoto que faz seu coração acelerar como uma batida de rock […]”, o termo “como”:
( ) inicia um exemplo.
( ) anuncia uma conformidade.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 8 – Em “Mas será que Mari conseguirá dar esses novos passos, enquanto guarda tantas feridas de seu passado?”, há registro da linguagem:
( ) figurada.
( ) regional.
( ) científica.
Questão 9 – Há uma opinião sobre o livro no segmento:
( ) “[…] esta é uma história delicada sobre ter coragem […]”
( ) “[…] ela só pode contar com as músicas do Tempest […]”
( ) “[…] e possibilidades surgem para seu futuro.”
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.