Início Série5º ano Interpretação de texto: Um passo de cada vez – 5º ano

Interpretação de texto: Um passo de cada vez – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quino ano, sobre “Um passo de cada vez”. Vamos ler o texto que nos apresenta esse livro? Trata-se de uma história delicada sobre ter coragem para falar o que guardamos bem lá no fundo e para nos abrirmos a novos caminhos. Em seguida, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP02, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06 e EF35LP13.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                                                                                             DATA:

PROF:                                                                                                                                                  TURMA:

NOME:

Leia:

“Um passo de cada vez”

Da mesma autora de “Céu sem estrelas”, esta é uma história delicada sobre ter coragem para falar o que guardamos bem lá no fundo e para nos abrirmos a novos caminhos.

    Mari mal se lembra da última vez que se sentiu bem dentro da escola. Desde que seus colegas começaram a espalhar boatos horríveis a seu respeito, ela está mais sozinha do que nunca. E, para aguentar os meses que restam até o fim das aulas, ela só pode contar com as músicas do Tempest, que não saem dos seus fones de ouvido.

    Quando a banda anuncia um show na sua cidade, Mari decide fazer de tudo para viver esse momento e compartilhá-lo com outros fãs. A partir daí, os vídeos que posta despretensiosamente na internet passam a ter mais e mais alcance, ela conhece um garoto que faz seu coração acelerar como uma batida de rock, e possibilidades surgem para seu futuro. Mas será que Mari conseguirá dar esses novos passos, enquanto guarda tantas feridas de seu passado?

Autora do livro: Iris Figueiredo.

Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9788555342264/um-passo-de-cada-vez>.

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é sobre o livro:

 

 

Questão 2 – Na passagem “Mari mal se lembra da última vez que se sentiu bem dentro da escola.”, o texto:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 3 – O texto revela que, na história do livro, Mari “está mais sozinha do que nunca”. Por que ela se sente sozinha?

 

 

Questão 4 – Grife a seguir o termo que introduz uma finalidade:

“E, para aguentar os meses que restam até o fim das aulas […]”

 

Questão 5 – Observe:

“Quando a banda anuncia um show na sua cidade, Mari decide fazer de tudo para viver esse momento e compartilhá-lo com outros fãs.”

A palavra destacada indica no contexto da história:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 6 – Na parte “A partir daí, os vídeos que posta despretensiosamente na internet passam a ter mais e mais alcance […]”, o vocábulo sublinhado exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – No fragmento “[…] ela conhece um garoto que faz seu coração acelerar como uma batida de rock […]”, o termo “como”:

(     ) inicia um exemplo.

(     ) anuncia uma conformidade.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 8 – Em “Mas será que Mari conseguirá dar esses novos passos, enquanto guarda tantas feridas de seu passado?”, há registro da linguagem:

(     ) figurada.

(     ) regional.

(     ) científica.

 

Questão 9 – Há uma opinião sobre o livro no segmento:

(     ) “[…] esta é uma história delicada sobre ter coragem […]”

(     ) “[…] ela só pode contar com as músicas do Tempest […]”

(     ) “[…] e possibilidades surgem para seu futuro.”

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário