Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre um animal silvestre em área urbana. Uma cuíca-lanosa foi vista em Franca (SP)! Vamos nos informar a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP15, EF05LP16, EF05LP23, EF05LP22, EF35LP21 e EF35LP26.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Um animal silvestre em área urbana – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Um animal silvestre em área urbana – 5º ano- Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Um animal silvestre em área urbana – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Cuíca-lanosa é avistada em área urbana de Franca (SP)
Espécie não é comum em cidades, diferentemente de outros marsupiais, que pela perda de habitat buscam abrigo e alimento longe das matas.
Uma moradora de Franca (SP) teve uma surpresa ao encontrar uma cuíca-lanosa (Caluromys lanatus) em plena área urbana da cidade, no Distrito Industrial, um bairro repleto de fábricas e distante de seu habitat.
O marsupial foi visto inicialmente por um colega de trabalho da moradora, que relatou a presença de um animal incomum em uma árvore próxima.
Dias depois, por volta das 7h da manhã, a assistente comercial Luciana Aielo encontrou a cuíca em cima de uma grade com lanças. No vídeo, é possível notar que o animal estava receoso de se mexer e se machucar.
Com a ajuda de outras pessoas, o animal conseguiu sair e entrar em uma região de mata, desaparecendo logo em seguida.
O registro chama atenção pelo fato de que a cuíca-lanosa é uma espécie arborícola, ou seja, vive em áreas com vegetação densa e conectada.
Segundo a bióloga Ana Paula Carmignotto, a presença desse animal em um ambiente urbano pode ser um indício da crescente fragmentação dos habitats.
“Com a redução das áreas florestais e o isolamento dos fragmentos de mata, esses animais são forçados a atravessar regiões urbanas em busca de alimento e abrigo”, explica.
Na região nordeste do estado, onde fica Franca, por exemplo, só existe uma reserva estadual, o Parque Estadual Furnas do Bom Jesus, e uma reserva particular, a RPPN Parque Florestal São Marcelo, ambas no município de Pedregulho.
A cuíca-lanosa não é uma espécie comum em cidades, diferentemente de outros marsupiais como gambás e ouriços-cacheiros. No entanto, relatos de animais silvestres em centros urbanos têm se tornado mais frequentes.
[…]
Fernanda Machado. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>. (Com corte).
Publicado em: 25 de março de 2025.
Questões
Questão 1 – O texto acima tem a intenção de:
( ) noticiar um fato.
( ) contar uma história.
( ) anunciar uma descoberta.
Questão 2 – Conforme o texto, o marsupial foi visto em área urbana de Franca. Qual marsupial?
( ) um gambá.
( ) uma cuíca-lanosa.
( ) um ouriço-cacheiro.
Questão 3 – Sublinhe o vocábulo que exprime a ideia de soma na frase:
“No vídeo, é possível notar que o animal estava receoso de se mexer e se machucar.”
Questão 4 – O trecho “Com a ajuda de outras pessoas, o animal conseguiu sair e entrar em uma região de mata, desaparecendo logo em seguida.”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 5 – Em “O registro chama atenção pelo fato de que a cuíca-lanosa é uma espécie arborícola, ou seja, vive em áreas com vegetação densa e conectada.”, a expressão grifada:
( ) indica uma correção.
( ) assinala uma opinião.
( ) introduz uma explicação.
Questão 6 – Segundo a bióloga entrevistada, a presença da cuíca-lanosa “em um ambiente urbano pode ser um indício da crescente fragmentação dos habitats”. O que quer dizer “indício”?
Questão 7 – Identifique os fatores, citados pela bióloga, que levam os animais a atravessarem “regiões urbanas em busca de alimento e abrigo”:
Questão 8 – Informe a finalidade do uso das aspas no texto:
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.