Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a tuberculose. Vamos ler o texto que nos alerta quanto a essa doença tão séria? Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP02, EF05LP03 e EF05LP17.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Tuberculose – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Tuberculose – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Tuberculose – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Tuberculose
A tuberculose é provocada principalmente pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. O número de casos da doença no Brasil vem crescendo nos últimos anos, causando preocupação para as autoridades.
Fique atento à tosse persistente por mais de três semanas, à febre, ao emagrecimento sem motivo, ao cansaço ou à fadiga e ao suor à noite. Outros sinais que podem surgir são dor ao respirar ou tossir, sensação de falta de ar, palidez e fraqueza. Mas o principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse, que pode ser seca ou com catarro.
De acordo com o Ministério da Saúde, a tuberculose é transmitida por vias respiratórias, por meio de gotículas de saliva liberadas pela tosse, pela fala ou pelo espirro de uma pessoa doente. As gotículas contêm as bactérias causadoras da doença.
Quando outras pessoas inalam essas gotículas, elas podem se infectar. Estima-se que, ao longo de um ano, uma pessoa com tuberculose sem tratamento pode infectar de 10 a 15 pessoas.
Segundo a infectologista Valéria Rolla, as crianças e os idosos são os mais vulneráveis à doença: “Isso porque o sistema imune das crianças não se desenvolveu de forma plena, e o dos idosos acaba ficando mais frágil com o avançar da idade”.
Por outro lado, a tuberculose não é transmitida por uso compartilhado de objetos. Bactérias que ficam em roupas, lençóis, copos ou talheres raramente se espalham em aerossóis.
Para as pessoas com sintomas, o tratamento tem duração de seis meses e é disponibilizado de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS). O enfermeiro Paulo Victor Viana alerta que, quando o tratamento não é seguido corretamente, há o risco de as pessoas desenvolverem resistência aos medicamentos […]
Uma das formas de prevenir a tuberculose é manter o calendário vacinal em dia desde os primeiros meses de vida. A vacina BCG, aplicada em bebês e crianças de até cinco anos de idade, protege principalmente contra as formas graves da doença. Ela faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) desde 1977.
Por Fernanda Lima com colaboração de Teresa Santos. (Com corte e adaptação).
Disponível em: <https://www.invivo.fiocruz.br/saude/tuberculose/>. Publicado em: 01 de novembro de 2024.
Questões
Questão 1 – Na passagem “O número de casos da doença no Brasil vem crescendo nos últimos anos […]”, a que doença o texto se refere?
Questão 2 – Segundo o texto, qual é o principal sintoma da tuberculose?
( ) “a fraqueza”.
( ) “o emagrecimento sem motivo”.
( ) “a tosse, que pode ser seca ou com catarro”.
Questão 3 – O texto esclarece que a tuberculose é transmitida:
( ) “por vias respiratórias”.
( ) “por uso compartilhado de objetos”.
( ) “por vias respiratórias” e “por uso compartilhado de objetos”.
Questão 4 – Como uma pessoa pode ser infectada pela tuberculose?
Questão 5 – A infectologista, citada no texto, destaca que “as crianças e os idosos são os mais vulneráveis” à tuberculose. Por quê?
Questão 6 – Releia:
“Para as pessoas com sintomas, o tratamento tem duração de seis meses e é disponibilizado de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS).”,
Identifique o vocábulo que indica a soma de informações sobre o tratamento da tuberculose:
Questão 7 – Na frase “A vacina BCG, aplicada em bebês e crianças de até cinco anos de idade, protege principalmente contra as formas graves da doença.”, a parte destacada:
( ) explica.
( ) conclui.
( ) comenta.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.