Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o torrone. O doce tem um passo a passo fácil e é composto por poucos ingredientes caseiros. Vamos ler a receita? Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF15LP04, EF15LP05 e EF15LP06.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Torrone – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Torrone – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Torrone – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Aprenda a preparar uma receita deliciosa de torrone
Essa receita, de origem italiana, ganhou várias releituras em todo o mundo.
O doce tem um passo a passo fácil e é composto por poucos ingredientes caseiros.
Ingredientes:
125 g de açúcar;
125 g de mel;
1 clara de ovo;
3 colheres de amido de milho;
3 colheres de açúcar de confeiteiro;
150 g de castanhas.
Modo de preparo:
Derreta o açúcar e o mel no fogo até o formar uma calda em ponto de bala. Bata a clara e, assim que começar a espumar, jogue a calda e misture com a batedeira até esfriar.
Torre e salgue levemente as castanhas e as incorpore na mistura. Forre um recipiente com papel-manteiga, coloque o torrone, cubra com plástico-filme e leve para esfriar na geladeira.
Quando o torrone estiver consistente, corte-o em pedaços com uma faca e empane na mistura de amido de milho e açúcar de confeiteiro. Depois, é só servir!
Disponível em: <https://g1.globo.com/pi/piaui/cluberural/noticia/2024/09/01/aprenda-a-preparar-uma-receita-simples-e-deliciosa-de-torrone.ghtml>. Publicado em: 01 de setembro de 2024. (Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – Releia:
“Aprenda a preparar uma receita deliciosa de torrone”
Identifique o vocábulo que exprime uma opinião:
Questão 2 – No trecho “Essa receita, de origem italiana, ganhou várias releituras em todo o mundo.”, a parte sublinhada:
( ) faz uma correção.
( ) dá uma explicação.
( ) apresenta um exemplo.
Questão 3 – Em “O doce tem um passo a passo fácil e é composto por poucos ingredientes caseiros.”, a que doce o texto se refere?
Questão 4 – A seção “Ingredientes”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 5 – Quais ingredientes, segundo o texto, formam a calda do doce?
Questão 6 – Na passagem “Torre e salgue levemente as castanhas e as incorpore na mistura.”, o termo destacado indica:
( ) modo.
( ) tempo.
( ) intensidade.
Questão 7 – Observe:
“Forre um recipiente com papel-manteiga, coloque o torrone, cubra com plástico-filme e leve para esfriar na geladeira.”
Nessa frase, há uma palavra que assinala a ideia de soma. Localize-a:
Questão 8 – De acordo com o texto, “a mistura de amido de milho e açúcar de confeiteiro” deve ser usada para:
( ) cortar o torrone.
( ) esfriar o torrone.
( ) empanar o torrone.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.