Início Série5º ano Interpretação de texto: Toda ruga tem uma história – 5º ano

Interpretação de texto: Toda ruga tem uma história – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre Toda ruga tem uma história. Vamos ler o texto que nos apresenta esse tocante livro? Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04 e EF05LP05.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

 

 

ESCOLA:                                                                                                                                             DATA:

PROF:                                                                                                                                                  TURMA:

NOME:

Leia:

“Toda ruga tem uma história”

Um avô e um neto conversam sobre as marcas deixadas pela vida na pele e no coração.

    “Vovô, o que você tem no rosto?” Essa pergunta é o começo de uma conversa delicada e divertida entre o avô Amnon e o neto Iotan sobre a vida.

    As rugas do avô despertam a curiosidade e a admiração do menino, que observa atentamente cada detalhe das linhas marcadas pelo tempo: o formato delas, que sugere ondas do mar, e a sensação do toque de seus pequenos dedos na pele macia. Mas o que deixa o garoto realmente fascinado são as histórias que as rugas carregam. São tantas memórias… Felizes, tristes, boas, ruins, especiais, inesquecíveis. Tem até uma ruga que surgiu em homenagem a Iotan no rosto do avô!

    Este é um lindo encontro entre os traços desenhados pelas vivências de um avô e um neto que não perde tempo em registrá-los, agora, do seu jeito. Escrita pelo premiado autor israelense David Grossman, ilustrada delicadamente por Maya Shleifer e traduzida por Paulo Geiger, essa linda história certamente vai emocionar leitores de todas as idades que gostam de compartilhar e celebrar a vida em todas as suas fases.

 Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9786554850735/toda-ruga-tem-uma-historia>.

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é sobre o livro:

 

 

Questão 2 – Quem escreveu o livro identificado acima?

(     ) Paulo Geiger.

(     ) Maya Shleifer.

(     ) David Grossman.

 

Questão 3 – Na passagem “Essa pergunta é o começo de uma conversa delicada e divertida entre o avô Amnon e o neto Iotan sobre a vida.”, a que pergunta o texto se refere?

 

 

Questão 4 – O trecho “As rugas do avô despertam a curiosidade e a admiração do menino […]”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 5 – Em “[…] observa atentamente cada detalhe das linhas marcadas pelo tempo […]”, o vocábulo destacado indica:

(     ) modo.

(     ) tempo.

(     ) intensidade.

 

Questão 6 – Segundo o texto, o que realmente fascina o neto?

(     ) “as histórias que as rugas do avô carregam”.

(     ) “o formato das rugas do avô, que sugere ondas do mar”.

(     ) “a sensação do toque de seus pequenos dedos na pele macia do avô”.

 

Questão 7 – O ponto de exclamação, depois de “Tem até uma ruga que surgiu em homenagem a Iotan no rosto do avô!”, assinala em relação ao fato o sentimento de:

(     ) alívio.

(     ) alegria.

(     ) admiração.

 

Questão 8 – Na parte “Este é um lindo encontro entre os traços desenhados pelas vivências de um avô e um neto que não perde tempo em registrá-los […]”, o termo grifado exprime:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) conclusão.

 

Questão 9 – Releia:

 “[…] essa linda história certamente vai emocionar leitores de todas as idades que gostam de compartilhar e celebrar a vida em todas as suas fases.”

Nesse fragmento, o texto:

(     ) faz um alerta.

(     ) busca convencer.

(     ) propõe um debate.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário