Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre Toda ruga tem uma história. Vamos ler o texto que nos apresenta esse tocante livro? Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04 e EF05LP05.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Toda ruga tem uma história – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Toda ruga tem uma história – 5º ano- Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Toda ruga tem uma história – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Toda ruga tem uma história”
Um avô e um neto conversam sobre as marcas deixadas pela vida na pele e no coração.
“Vovô, o que você tem no rosto?” Essa pergunta é o começo de uma conversa delicada e divertida entre o avô Amnon e o neto Iotan sobre a vida.
As rugas do avô despertam a curiosidade e a admiração do menino, que observa atentamente cada detalhe das linhas marcadas pelo tempo: o formato delas, que sugere ondas do mar, e a sensação do toque de seus pequenos dedos na pele macia. Mas o que deixa o garoto realmente fascinado são as histórias que as rugas carregam. São tantas memórias… Felizes, tristes, boas, ruins, especiais, inesquecíveis. Tem até uma ruga que surgiu em homenagem a Iotan no rosto do avô!
Este é um lindo encontro entre os traços desenhados pelas vivências de um avô e um neto que não perde tempo em registrá-los, agora, do seu jeito. Escrita pelo premiado autor israelense David Grossman, ilustrada delicadamente por Maya Shleifer e traduzida por Paulo Geiger, essa linda história certamente vai emocionar leitores de todas as idades que gostam de compartilhar e celebrar a vida em todas as suas fases.
Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9786554850735/toda-ruga-tem-uma-historia>.
Questões
Questão 1 – O texto acima é sobre o livro:
Questão 2 – Quem escreveu o livro identificado acima?
( ) Paulo Geiger.
( ) Maya Shleifer.
( ) David Grossman.
Questão 3 – Na passagem “Essa pergunta é o começo de uma conversa delicada e divertida entre o avô Amnon e o neto Iotan sobre a vida.”, a que pergunta o texto se refere?
Questão 4 – O trecho “As rugas do avô despertam a curiosidade e a admiração do menino […]”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 5 – Em “[…] observa atentamente cada detalhe das linhas marcadas pelo tempo […]”, o vocábulo destacado indica:
( ) modo.
( ) tempo.
( ) intensidade.
Questão 6 – Segundo o texto, o que realmente fascina o neto?
( ) “as histórias que as rugas do avô carregam”.
( ) “o formato das rugas do avô, que sugere ondas do mar”.
( ) “a sensação do toque de seus pequenos dedos na pele macia do avô”.
Questão 7 – O ponto de exclamação, depois de “Tem até uma ruga que surgiu em homenagem a Iotan no rosto do avô!”, assinala em relação ao fato o sentimento de:
( ) alívio.
( ) alegria.
( ) admiração.
Questão 8 – Na parte “Este é um lindo encontro entre os traços desenhados pelas vivências de um avô e um neto que não perde tempo em registrá-los […]”, o termo grifado exprime:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) conclusão.
Questão 9 – Releia:
“[…] essa linda história certamente vai emocionar leitores de todas as idades que gostam de compartilhar e celebrar a vida em todas as suas fases.”
Nesse fragmento, o texto:
( ) faz um alerta.
( ) busca convencer.
( ) propõe um debate.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.