Interpretação de texto: Técnicas de animação – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre técnicas de animação. Vamos entender o processo de criação dos desenhos animados? Então, leia com atenção o interessante texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Técnicas de animação

    Os desenhos animados tradicionais têm as ações trabalhadas quadro a quadro – para cada pequeno movimento, é preciso realizar vários desenhos. Como a nossa visão consegue distinguir até oito imagens por segundo, os desenhistas fazem, no mínimo, 12 quadros para cada segundo de animação.

    Isso quer dizer que, para fazer um filme de uma hora, serão necessários cerca de 43.200 desenhos! Você já deve ter percebido que as produtoras precisam de uma equipe bem grande de desenhistas para dar conta de tanto trabalho.

    “Antigamente, esses desenhos eram fotografados por uma câmera – conta o designer Daniel Pinna – e, depois, projetados numa tela. Hoje, o computador ajuda a queimar muitas etapas. Os desenhos podem ser passados para o computador ou desenhados diretamente nele, e um programa se encarregará de concluir a animação”.

    O primeiro longa-metragem (filme com mais de 70 minutos) produzido inteiramente no computador foi “Toy Story”, em 1995. Depois vieram outros, como “FormiguinhaZ”, “Vida de Inseto”, “Shrek, Monstros S.A.”, “Final Fantasy” e “A Era do Gelo”.

    Mas essas não são as únicas formas de se animar um desenho. Você se lembra do filme “A Fuga das Galinhas”? Ele foi feito com uma técnica chamada stop motion, que, em inglês, significa “movimento parado”. O nome parece meio absurdo, mas é porque o movimento, nessa técnica, é criado justamente por meio de várias fotos de objetos parados!

Maria Ramos.
Disponível em: <https://www.invivo.fiocruz.br/cienciaetecnologia/no-mundo-da-animacao/>.

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Como a nossa visão consegue distinguir até oito imagens por segundo, os desenhistas fazem, no mínimo, 12 quadros para cada segundo de animação.”

O vocábulo “Como”:

(     ) introduz um motivo.

(     ) anuncia um exemplo.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 2 – O ponto de exclamação, depois de “Isso quer dizer que, para fazer um filme de uma hora, serão necessários cerca de 43.200 desenhos!”, indica em relação ao fato o sentimento de:

(     ) alívio.

(     ) alegria.

(     ) admiração.

 

Questão 3 – Sublinhe a seguir o termo que exprime uma circunstância de tempo:

“Antigamente, esses desenhos eram fotografados por uma câmera […]”

 

Questão 4 – De acordo com o designer Daniel Pinna, entrevistado pela autora do texto, hoje o computador torna mais fácil o processo de criação dos desenhos animados. Por quê?

 

 

Questão 5 – O trecho “O primeiro longa-metragem (filme com mais de 70 minutos) produzido inteiramente no computador foi ‘Toy Story’, em 1995.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 6 – No segmento “Mas essas não são as únicas formas de se animar um desenho.”, a palavra destacada foi usada para:

(     ) retomar.

(     ) apresentar.

(     ) complementar.

 

Questão 7 – Identifique o filme que, segundo o texto, “foi feito com uma técnica chamada stop motion, que, em inglês, significa ‘movimento parado’.”:

(     ) “A Era do Gelo”.

(     ) “A Fuga das Galinhas”.

(     ) “Shrek, Monstros S.A.”.

 

Questão 8 – A autora do texto conversa diretamente com o leitor na passagem:

(     ) “Os desenhos animados tradicionais têm as ações trabalhadas quadro a quadro […]”

(     ) “Você já deve ter percebido que as produtoras precisam de uma equipe bem grande […]”

(     ) “O nome parece meio absurdo, mas é porque o movimento, nessa técnica […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: