Início Série5º ano Interpretação de texto: Suçuarana – 5º ano

Interpretação de texto: Suçuarana – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a suçuarana. Trata-se da segunda maior espécie de felino do Brasil! Que tal conhecê-la melhor? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Suçuarana é predador mais eficiente e flexível entre os felinos

Também conhecida como onça-parda, espécie terrestre possui habilidade para subir em árvores e é bastante ágil.

    A suçuarana, também conhecida como onça-parda, puma, onça-vermelha e leão-baio, é a segunda maior espécie de felino do Brasil. Tem corpo alongado, com até 1,08 metro de comprimento. A cauda longa mede até 61 centímetros e a altura é de 63 centímetros.

    O macho adulto pode pesar por volta de 70 quilos. A pelagem da suçuarana tem coloração uniforme, variando entre marrom-acinzentado bem claro e marrom-avermelhado escuro. Geralmente, os animais que vivem em florestas são menores e mais escuros e os que habitam regiões montanhosas são maiores e mais claros.

    A suçuarana possui hábitos noturnos (predominantemente) e diurnos, caça a qualquer hora do dia, com certa tendência ao horário de crepúsculo. Embora seja uma espécie terrestre, possui muita habilidade para subir em árvores e é muito ágil. Vive solitária, menos na época de acasalamento.

    Pesquisas comprovaram que a suçuarana é o predador mais eficiente e mais flexível entre os felinos. Ela consegue alimento em 75% das vezes que parte para o ataque.

Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/fauna/noticia/2015/02/sucuarana.html>.
(Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“[…] espécie terrestre possui habilidade para subir em árvores e é bastante ágil.”

A que espécie terrestre o texto se refere?

 

 

Questão 2 – Sublinhe a seguir o vocábulo que indica a soma de fatos:

“A cauda longa mede até 61 centímetros e a altura é de 63 centímetros.”

 

Questão 3 – Em “O macho adulto pode pesar por volta de 70 quilos.”, a expressão grifada indica:

(     ) o peso exato.

(     ) um peso suposto.

(     ) um peso aproximado.

 

Questão 4 – O trecho “A pelagem da suçuarana tem coloração uniforme, variando entre marrom-acinzentado bem claro e marrom-avermelhado escuro.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 5 – Observe:

“Geralmente, os animais que vivem em florestas são menores e mais escuros e os que habitam regiões montanhosas são maiores e mais claros.”

Nessa passagem, o texto:

(     ) levanta hipóteses.

(     ) aponta condições.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 6 – De acordo com o texto, a suçuarana possui principalmente:

(     ) hábitos diurnos.

(     ) hábitos noturnos.

(     ) hábitos crepusculares.

 

Questão 7 – Na parte “[…] possui muita habilidade para subir em árvores […]”, o termo “para” expressa a ideia de:

(     ) destino.

(     ) direção.

(     ) finalidade.

 

Questão 8 – No segmento “Ela consegue alimento em 75% das vezes que parte para o ataque.”, a palavra destacada:

(     ) retoma.

(     ) apresenta.

(     ) caracteriza.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário