Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a suçuarana. Trata-se da segunda maior espécie de felino do Brasil! Que tal conhecê-la melhor? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Suçuarana – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Suçuarana – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Suçuarana – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Suçuarana é predador mais eficiente e flexível entre os felinos
Também conhecida como onça-parda, espécie terrestre possui habilidade para subir em árvores e é bastante ágil.
A suçuarana, também conhecida como onça-parda, puma, onça-vermelha e leão-baio, é a segunda maior espécie de felino do Brasil. Tem corpo alongado, com até 1,08 metro de comprimento. A cauda longa mede até 61 centímetros e a altura é de 63 centímetros.
O macho adulto pode pesar por volta de 70 quilos. A pelagem da suçuarana tem coloração uniforme, variando entre marrom-acinzentado bem claro e marrom-avermelhado escuro. Geralmente, os animais que vivem em florestas são menores e mais escuros e os que habitam regiões montanhosas são maiores e mais claros.
A suçuarana possui hábitos noturnos (predominantemente) e diurnos, caça a qualquer hora do dia, com certa tendência ao horário de crepúsculo. Embora seja uma espécie terrestre, possui muita habilidade para subir em árvores e é muito ágil. Vive solitária, menos na época de acasalamento.
Pesquisas comprovaram que a suçuarana é o predador mais eficiente e mais flexível entre os felinos. Ela consegue alimento em 75% das vezes que parte para o ataque.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/fauna/noticia/2015/02/sucuarana.html>.
(Com adaptação).
Questões
Questão 1 – Releia:
“[…] espécie terrestre possui habilidade para subir em árvores e é bastante ágil.”
A que espécie terrestre o texto se refere?
Questão 2 – Sublinhe a seguir o vocábulo que indica a soma de fatos:
“A cauda longa mede até 61 centímetros e a altura é de 63 centímetros.”
Questão 3 – Em “O macho adulto pode pesar por volta de 70 quilos.”, a expressão grifada indica:
( ) o peso exato.
( ) um peso suposto.
( ) um peso aproximado.
Questão 4 – O trecho “A pelagem da suçuarana tem coloração uniforme, variando entre marrom-acinzentado bem claro e marrom-avermelhado escuro.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 5 – Observe:
“Geralmente, os animais que vivem em florestas são menores e mais escuros e os que habitam regiões montanhosas são maiores e mais claros.”
Nessa passagem, o texto:
( ) levanta hipóteses.
( ) aponta condições.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 6 – De acordo com o texto, a suçuarana possui principalmente:
( ) hábitos diurnos.
( ) hábitos noturnos.
( ) hábitos crepusculares.
Questão 7 – Na parte “[…] possui muita habilidade para subir em árvores […]”, o termo “para” expressa a ideia de:
( ) destino.
( ) direção.
( ) finalidade.
Questão 8 – No segmento “Ela consegue alimento em 75% das vezes que parte para o ataque.”, a palavra destacada:
( ) retoma.
( ) apresenta.
( ) caracteriza.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.