Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre um experimento. Quer aprender a fazer um cometa? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP02, EF35LP04, EF35LP09, EF35LP10, EF35LP11 e EF15LP18.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Sou cometa – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Sou cometa – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Sou cometa – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Sou cometa!
Nunca viu um cometa no céu e tem muita vontade de saber como é? Está sentado? Então, sente-se e respire fundo… Agora, levante-se! Pode acreditar: você vai aprender a fazer um cometa na sua casa!
Você vai precisar de:
- um pedaço pequeno de gelo seco (isso você encontra nas distribuidoras de gelo ou nas lojas que vendem sorvete e picolé em grandes quantidades);
- um pregador de roupa;
- luvas de borracha (importantíssimas);
- lanterna.
Passo a passo:
Coloque as luvas. Não dá para fazer esse experimento sem elas – se o gelo seco ficar por muito tempo em contato com a pele, poderá queimá-la! Pegue o pedaço de gelo seco com o pregador de roupa e sopre-o. Você vai notar o gás se soltando do bloco de gelo e formando um rastro. Agora, pegue a lanterna, acenda e ilumine o rastro de gás.
O que aconteceu?
Você notou que a cauda que saiu do seu gelo ficou brilhante? Isso é algo bem parecido com o que acontece quando um cometa chega próximo ao Sol. O calor do astro faz com que o gelo do cometa passe para o estado gasoso, e as partículas invisíveis que o Sol emite continuamente acabam “soprando” esse gás e formando a cauda.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_252.pdf>.
Questões
Questão 1 – Qual o objetivo do texto acima?
( ) ensinar a fazer algo.
( ) debater um assunto.
( ) anunciar uma descoberta.
Questão 2 – A seção “Você vai precisar de”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 3 – Em “[…] isso você encontra nas distribuidoras de gelo […]”, o texto refere-se ao:
( ) picolé.
( ) sorvete.
( ) gelo seco.
Questão 4 – De acordo com o texto, as luvas de borracha são indispensáveis para o experimento. Por quê?
Questão 5 – No “Passo a Passo”, o texto orienta para soprar:
( ) o rastro de gás.
( ) o pregador de roupa.
( ) o pedaço de gelo seco.
Questão 6 – Na frase “Agora, pegue a lanterna, acenda e ilumine o rastro de gás.”, o termo destacado foi empregado para indicar:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 7 – Na passagem “O calor do astro faz com que o gelo do cometa passe para o estado gasoso […]”, o texto:
( ) dá uma explicação.
( ) levanta uma hipótese.
( ) expressa uma opinião.
Questão 8 – No final do texto, o verbo “soprando” aparece entre aspas porque:
( ) é informal.
( ) é uma citação.
( ) está fora do seu contexto habitual.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.