Início Série5º ano Interpretação de texto: Sou cometa – 5º ano

Interpretação de texto: Sou cometa – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre um experimento. Quer aprender a fazer um cometa? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP02, EF35LP04, EF35LP09, EF35LP10, EF35LP11 e EF15LP18.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Sou cometa!

    Nunca viu um cometa no céu e tem muita vontade de saber como é? Está sentado? Então, sente-se e respire fundo… Agora, levante-se! Pode acreditar: você vai aprender a fazer um cometa na sua casa!

Você vai precisar de:

  • um pedaço pequeno de gelo seco (isso você encontra nas distribuidoras de gelo ou nas lojas que vendem sorvete e picolé em grandes quantidades);
  • um pregador de roupa;
  • luvas de borracha (importantíssimas);
  • lanterna.

Passo a passo:

    Coloque as luvas. Não dá para fazer esse experimento sem elas – se o gelo seco ficar por muito tempo em contato com a pele, poderá queimá-la! Pegue o pedaço de gelo seco com o pregador de roupa e sopre-o. Você vai notar o gás se soltando do bloco de gelo e formando um rastro. Agora, pegue a lanterna, acenda e ilumine o rastro de gás.

 O que aconteceu?

    Você notou que a cauda que saiu do seu gelo ficou brilhante? Isso é algo bem parecido com o que acontece quando um cometa chega próximo ao Sol. O calor do astro faz com que o gelo do cometa passe para o estado gasoso, e as partículas invisíveis que o Sol emite continuamente acabam “soprando” esse gás e formando a cauda.

Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_252.pdf>.

 

Questões

Questão 1 – Qual o objetivo do texto acima?

(     ) ensinar a fazer algo.

(     ) debater um assunto.

(     ) anunciar uma descoberta.

 

Questão 2 – A seção “Você vai precisar de”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 3 – Em “[…] isso você encontra nas distribuidoras de gelo […]”, o texto refere-se ao:

(     ) picolé.

(     ) sorvete.

(     ) gelo seco.

 

Questão 4 – De acordo com o texto, as luvas de borracha são indispensáveis para o experimento. Por quê?

 

 

Questão 5 – No “Passo a Passo”, o texto orienta para soprar:

(     ) o rastro de gás.

(     ) o pregador de roupa.

(     ) o pedaço de gelo seco.

 

Questão 6 – Na frase “Agora, pegue a lanterna, acenda e ilumine o rastro de gás.”, o termo destacado foi empregado para indicar:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

Questão 7 – Na passagem “O calor do astro faz com que o gelo do cometa passe para o estado gasoso […]”, o texto:

(     ) dá uma explicação.

(     ) levanta uma hipótese.

(     ) expressa uma opinião.

 

Questão 8 – No final do texto, o verbo “soprando” aparece entre aspas porque:

(     ) é informal.

(     ) é uma citação.

(     ) está fora do seu contexto habitual.

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário