Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o som no copo. Você acredita que um simples copo pode funcionar como um amplificador de som? Aprenda, lendo o texto! Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP02, EF35LP16, EF35LP05, EF35LP09, EF35LP18 e EF35LP14.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Som no copo – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Som no copo – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Som no copo – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Som no copo!
Você acredita que um simples copo pode funcionar como um amplificador de som? Pois acredite! Orelhas atentas porque já vem o experimento…
Material:
- copo;
- elástico.
Como fazer:
Enrole a tira elástica verticalmente no copo e encoste o fundo dele no seu ouvido. Agora, puxe suavemente a tira elástica, solte-a e escute. Você ouviu um barulho bem alto, não é mesmo?
Por que isso acontece?
Porque o som que ouvimos não é apenas a vibração do elástico batendo no copo. O ar dentro do copo passa a vibrar também, aumentando, portanto, a intensidade do som que a gente percebe.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_226.pdf>.
Questões
Questão 1 – Na passagem “Orelhas atentas porque lá vem o experimento…”, a que experimento o texto se refere?
Questão 2 – A seção “Material”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 3 – Na parte “Como fazer”, o vocábulo “Como” indica:
( ) modo.
( ) exemplo.
( ) comparação.
Questão 4 – Segundo o texto, você tem de encostar:
( ) “o fundo do copo no seu ouvido”.
( ) “o fundo do elástico no seu ouvido”.
( ) “o fundo do amplificador de som no seu ouvido”.
Questão 5 – No trecho “Agora, puxe suavemente a tira elástica, solte-a e escute.”, a palavra sublinhada tem o mesmo sentido de:
( ) “imediatamente”.
( ) “delicadamente”.
( ) “apropriadamente”.
Questão 6 – Em “Por que isso acontece?”, o termo destacado foi usado para:
( ) retomar.
( ) apresentar.
( ) complementar.
Questão 7 – Observe:
“O ar dentro do copo passa a vibrar também, aumentando, portanto, a intensidade do som que a gente percebe.”
Nesse segmento, o texto:
( ) faz uma correção.
( ) dá uma explicação.
( ) expressa uma opinião.
Questão 8 – A expressão “a gente”, usada no segmento acima, é um exemplo da linguagem:
( ) culta.
( ) informal.
( ) regional.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.