Início Série5º ano Interpretação de texto: Som no copo – 5º ano

Interpretação de texto: Som no copo – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o som no copo. Você acredita que um simples copo pode funcionar como um amplificador de som? Aprenda, lendo o texto! Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP02, EF35LP16, EF35LP05, EF35LP09, EF35LP18 e EF35LP14.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Som no copo!

    Você acredita que um simples copo pode funcionar como um amplificador de som? Pois acredite! Orelhas atentas porque já vem o experimento…

 Material:

  • copo;
  • elástico.

Como fazer:

    Enrole a tira elástica verticalmente no copo e encoste o fundo dele no seu ouvido. Agora, puxe suavemente a tira elástica, solte-a e escute. Você ouviu um barulho bem alto, não é mesmo?

Por que isso acontece?

    Porque o som que ouvimos não é apenas a vibração do elástico batendo no copo. O ar dentro do copo passa a vibrar também, aumentando, portanto, a intensidade do som que a gente percebe.

 Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_226.pdf>.

           

Questões 

Questão 1 – Na passagem “Orelhas atentas porque lá vem o experimento…”, a que experimento o texto se refere?

 

 

Questão 2 – A seção “Material”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 3 – Na parte “Como fazer”, o vocábulo “Como” indica:

(     ) modo.

(     ) exemplo.

(     ) comparação.

 

Questão 4 – Segundo o texto, você tem de encostar:

(     ) “o fundo do copo no seu ouvido”.

(     ) “o fundo do elástico no seu ouvido”.

(     ) “o fundo do amplificador de som no seu ouvido”.

 

Questão 5 – No trecho “Agora, puxe suavemente a tira elástica, solte-a e escute.”, a palavra sublinhada tem o mesmo sentido de:

(     ) “imediatamente”.

(     ) “delicadamente”.

(     ) “apropriadamente”.

 

Questão 6 – Em “Por que isso acontece?”, o termo destacado foi usado para:

(     ) retomar.

(     ) apresentar.

(     ) complementar.

 

Questão 7 – Observe:

“O ar dentro do copo passa a vibrar também, aumentando, portanto, a intensidade do som que a gente percebe.”

Nesse segmento, o texto:

(     ) faz uma correção.

(     ) dá uma explicação.

(     ) expressa uma opinião.

 

Questão 8 – A expressão “a gente”, usada no segmento acima, é um exemplo da linguagem:

(     ) culta.

(     ) informal.

(     ) regional.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário