Início Série5º ano Interpretação de texto: Show de cores – 5º ano

Interpretação de texto: Show de cores – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre um show de cores. Nosso país possui 16 espécies diferentes, cada uma com seu encanto e coloração única. A que espécies o texto se refere? Vamos descobrir, lendo-o? Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Show de cores: os araçaris do Brasil

Nosso país possui 16 espécies diferentes, cada uma com seu encanto e coloração única.

    Ver um araçari de perto sempre é um momento de extrema emoção para qualquer observador da natureza. Ao todo, existem 16 espécies de araçaris em nosso país. O espetáculo promovido pela natureza está nas diferentes cores desses animais exuberantes.

    Os bicos enormes e multicoloridos dos araçaris deixam bem evidente o parentesco com os tucanos. Eles são familiares bem próximos. São considerados primos.

    Mas nem todos levam o nome de “araçari”. Três espécies são consideradas da mesma família, mas são chamados de saripoca. […]

    Talvez, o araçari-castanho (Pteroglossus castanotis) seja o araçari mais conhecido. E também o que mais se parece com um velho conhecido das matas brasileiras, o tucano, em função de seu enorme bico. Apesar de forte e grande, ele é muito delicado e trabalha com destreza ao pegar pequenos frutos, seu principal alimento.

    […]

    Essa espécie ocorre da Colômbia à Bolívia, no Paraguai e no centro-meridional do Brasil, especialmente no Pantanal do Mato Grosso.

Thaís Pimenta.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2022/01/04/show-de-cores-conheca-os aracaris-do-brasil.ghtml>. (Com cortes).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

 “Nosso país possui 16 espécies diferentes, cada uma com seu encanto e coloração única.”

O texto refere-se às espécies de:

 

Questão 2 – O texto cita um fato possível na passagem:

(     ) “Eles são familiares bem próximos.”

(     ) “Mas nem todos levam o nome de ‘araçari’.”

(     ) “Talvez, o araçari-castanho (Pteroglossus castanotis) seja o araçari mais conhecido.”

 

Questão 3 – Em “Três espécies são consideradas da mesma família, mas são chamados de saripoca.”, o termo destacado tem o mesmo sentido de:

(     ) “pois”.

(     ) “porém”.

(     ) “por isso”.

 

Questão 4 – Na parte “E também o que mais se parece com um velho conhecido das matas brasileiras, o tucano, em função de seu enorme bico.”, o segmento grifado revela:

(     ) um motivo.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma consequência.

 

Questão 5 – Observe:

“Apesar de forte e grande, ele é muito delicado […]”

Esse fragmento é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 6 – Em “[…] trabalha com destreza ao pegar pequenos frutos, seu principal alimento.”, a expressão sublinhada indica:

(     ) modo.

(     ) tempo.

(     ) intensidade.

 

Questão 7 – Na frase “Essa espécie ocorre da Colômbia à Bolívia, no Paraguai e no centro-meridional do Brasil, especialmente no Pantanal do Mato Grosso.”, o vocábulo “e” exprime:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

Questão 8 – Identifique o trecho que contém uma opinião:

(     ) “[…] diferentes cores desses animais exuberantes.”

(     ) “Os bicos enormes e multicoloridos dos araçaris […]”

(     ) “Eles são familiares bem próximos.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário