Interpretação de texto: Sem cauda, mas a salvo – 7º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre lagartinho-do-cipó. Já ouviu falar dele?Seu nome é por causa do local onde foi catalogado pela primeira vez, a Serra do Cipó, em Minas Gerais.  Vamos conhecê-lo melhor? Então, leia com atenção o interessante texto “Sem cauda, mas a salvo!” e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia com atenção o texto. Depois, responda às questões interpretativas:

Sem cauda, mas a salvo!

    Apesar do nome, o lagartinho-do-cipó não vive se pendurando por aí. Seu nome é por causa do local onde foi catalogado pela primeira vez, a Serra do Cipó, em Minas Gerais. Seu habitat não são as florestas e, sim, os campos rupestres, ambientes com vegetação baixinha, que nasce sobre rochas no alto de algumas montanhas.

    Pequenino e muito ágil, o lagartinho-do-cipó não é fácil de ser avistado. Desde que a espécie foi descoberta, em 1966, menos de uma dúzia deles foi encontrada pelos pesquisadores. Ao que tudo indica, trata-se de um bicho raro, com poucos indivíduos existentes na natureza.

    Por sua raridade, quase nada se conhece ainda sobre essa espécie. Mas algo bem especial os pesquisadores já descobriram: para escapar de um predador, o lagartinho-do-cipó é capaz de soltar a própria cauda e, depois de algumas semanas, outra cauda novinha em folha começa a nascer!

    Para proteger o lagartinho-do-cipó e outras espécies da região, foi criado o Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Répteis e Anfíbios Ameaçados de Extinção da Serra do Espinhaço. A ideia é unir pesquisadores, órgãos do governo, empresas e a comunidade para conservar a natureza e as espécies que correm risco de desaparecer.

    Se todos se dispuserem a colaborar, o plano tem tudo para dar certo!

Henrique Caldeira Costa. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 283. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – O texto sobre o lagartinho-do-cipó tem fins:

(     ) didáticos.

(     ) científicos.

(     ) jornalísticos.

 

Questão 2 – Em “Sem cauda, mas a salvo!”, o termo “mas” introduz um fato:

(     ) que ressalva o anterior.

(     ) que compensa o anterior.

(     ) que se contrasta com o anterior.

 

Questão 3 – Na passagem “[…] ambientes com vegetação baixinha, que nasce sobre rochas no alto de algumas montanhas.”, o autor refere-se:

(     ) às florestas.

(     ) à Serra do Cipó.

(     ) aos campos rupestres.

 

Questão 4 – Na parte “Pequenino e muito ágil […], o vocábulo grifado foi usado para:

(     ) justificar uma característica do lagartinho-do-cipó.

(     ) intensificar uma característica do lagartinho-do-cipó.

(     ) complementar uma característica do lagartinho-do-cipó.

 

Questão 5 – No período “Por sua raridade, quase nada se conhece ainda sobre essa espécie.”, a expressão destacada indica:

(     ) causa.

(     ) condição.

(     ) consequência.

 

Questão 6 – No fragmento “[…] e, depois de algumas semanas, outra cauda novinha em folha começa a nascer!”, o ponto de exclamação evidencia:

(     ) o alívio com o fato de nascer outra cauda.

(     ) o espanto com o fato de nascer outra cauda.

(     ) a admiração com o fato de nascer outra cauda.

 

Questão 7 – No trecho “Para proteger o lagartinho-do-cipó e outras espécies da região, foi criado o Plano de Ação Nacional […]”, a vírgula assinala:

(     ) uma informação omitida.

(     ) uma informação deslocada.

(     ) uma informação intercalada.

 

Questão 8 – Releia este segmento do texto:

“Se todos se dispuserem a colaborar, o plano tem tudo para dar certo!”,

Nesse segmento, o autor do texto:

(     ) expõe uma opinião.

(     ) apresenta um dado.

(     ) levanta uma hipótese.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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