Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o sanhaço-de-fogo. Vamos ler o texto que nos apresenta essa ave? Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP14, EF05LP16, EF05LP18 e EF05LP19.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Sanhaço-de-fogo – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Sanhaço-de-fogo – 5º ano- Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Sanhaço-de-fogo – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Sanhaço-de-fogo
O sanhaço-de-fogo é uma ave da família Cardinalidae. Ele se expande na faixa litorânea do Brasil beneficiado pela devastação das matas.
A espécie ocorre nas Guianas, em Roraima, no nordeste do Brasil até o Rio Grande do Sul, vivendo em mata rala e decídua – que perde as folhas em determinada época do ano –, além de cerrado e capões de eucalipto.
A espécie costuma frequentar comedouros com frutas, mas também se alimenta de insetos, folhas, botões e néctar.
O sanhaço-de-fogo mede entre 17 e 19 centímetros de comprimento e pesa entre 30 e 40 gramas. O macho é facilmente identificado pelo colorido vivo quase totalmente carmim, com cabeça, face, garganta, peito e ventre na coloração vermelha-alaranjada. […]
Já a fêmea é totalmente diferente, o que demonstra um dimorfismo sexual acentuado. Sua plumagem tem a mesma distribuição de cores, mas as partes que são vermelha-alaranjadas no sexo masculino são substituídas pela coloração amarela-esverdeada.
A plumagem do indivíduo jovem se assemelha à plumagem dos adultos. Porém, sua coloração é mais pálida com estrias marrons e barras alares acinzentadas.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>. (Fragmento com adaptação).
Questões
Questão 1 – Releia:
“Ele se expande na faixa litorânea do Brasil beneficiado pela devastação das matas.”
O texto refere-se ao:
Questão 2 – No segundo parágrafo, os travessões assinalam a intercalação de:
( ) um exemplo.
( ) um comentário.
( ) uma explicação.
Questão 3 – Na parte “A espécie costuma frequentar comedouros com frutas […]”, o texto revela:
( ) um fato raro na vida da espécie.
( ) um fato habitual na vida da espécie.
( ) um fato ocasional na vida da espécie.
Questão 4 – Sublinhe o vocábulo que exprime a ideia de soma a seguir:
“[…] se alimenta de insetos, folhas, botões e néctar.”
Questão 5 – Observe:
“O sanhaço-de-fogo mede entre 17 e 19 centímetros de comprimento e pesa entre 30 e 40 gramas.”
Esse trecho é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 6 – Em “O macho é facilmente identificado pelo colorido vivo […]”, o termo grifado foi usado para indicar:
( ) modo.
( ) tempo.
( ) intensidade.
Questão 7 – Na frase “A plumagem do indivíduo jovem se assemelha à plumagem dos adultos.”, o texto:
( ) faz uma correção.
( ) levanta uma hipótese.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 8 – A passagem “[…] é mais pálida com estrias marrons e barras alares acinzentadas.” apresenta a coloração:
( ) do jovem da espécie sanhaço-de-fogo.
( ) da fêmea da espécie sanhaço-de-fogo.
( ) do macho da espécie sanhaço-de-fogo.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.






