Início Série5º ano Interpretação de texto: Saiba como limpar seu espelho – 5º ano

Interpretação de texto: Saiba como limpar seu espelho – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a limpeza de espelhos. Como limpá-los sem deixar manchas? Aprenda, lendo o texto! Em seguida, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP04, EF05LP05, EF05LP07, EF05LP12 e EF05LP19.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Saiba como limpar seu espelho sem deixar manchas

Com um pouquinho de dedicação e produtos acessíveis, ele pode voltar a brilhar como no primeiro dia.

    Além de serem aliados na decoração e na sensação de amplitude dos ambientes, os espelhos têm uma função muito clara: refletir.

    Mas o tempo, o uso constante e a poeira insistente podem apagar esse brilho todo. Manchas, marcas de dedos, gordura e respingos de água comprometem a beleza e até a durabilidade dessas peças tão presentes no nosso dia a dia.

    Se você já tentou de tudo para recuperar o espelho da sala ou do banheiro e ainda vê aquela manchinha, calma. A boa notícia é que com os produtos certos — e um pouco de carinho — dá pra devolver o brilho e a elegância aos seus espelhos.

    A seguir, reunimos truques simples e eficazes, para que você saiba como limpar o espelho:

 

Primeiros passos: elimine a poeira

    Antes de qualquer mistura mágica, comece com o básico: tire o pó. Use um espanador ou pano seco, sem esfregar com força, apenas para remover a camada de sujeira superficial. Isso evita que o pó se transforme em lama quando misturado a líquidos.

 

O pano ideal faz toda a diferença:

    Papel-toalha, algodão e panos comuns podem soltar fiapos ou, pior, arranhar o vidro. Prefira sempre panos de microfibra, que não riscam e proporcionam uma limpeza mais uniforme. E aqui vai o truque de ouro: nada de movimentos aleatórios. Faça movimentos circulares ou, se preferir, vá de cima para baixo para evitar marcas.

 

O que não usar:

    Evite esponjas abrasivas, palhas de aço, cloro, amônia e água sanitária. Esses produtos podem parecer potentes, mas são vilões dos espelhos. Além de corroerem a superfície, criam novas manchas e até diminuem a durabilidade do item.

André Nicolau. Disponível em: <https://catracalivre.com.br/noticias/como-limpar-espelho-manchas/>. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – Qual o objetivo do texto acima?

 

 

Questão 2 – Em “[…] ele pode voltar a brilhar como no primeiro dia.”, o texto refere-se ao:

 

 

Questão 3 – Segundo o texto, “manchas, marcas de dedos, gordura e respingos de água”:

(     ) comprometem a beleza dos espelhos.

   ) comprometem a durabilidade dos espelhos.

(     ) comprometem a beleza e a durabilidade dos espelhos.

 

Questão 4 – Sublinhe o vocábulo que exprime a ideia de soma no trecho:

“A boa notícia é que com os produtos certos […] dá pra devolver o brilho e a elegância aos seus espelhos.”

 

Questão 5 – De acordo com o texto, o que “evita que o pó se transforme em lama quando misturado a líquidos”?

 

 

Questão 6 – No segmento “[…] não riscam e proporcionam uma limpeza mais uniforme.”, o texto enumera os benefícios:

   ) dos panos comuns.

(     ) dos panos de microfibra

(     ) do papel-toalha e do algodão.

 

Questão 7 – Conforme o texto, para que não fiquem marcas, não devem ser feitos:

(     ) movimentos circulares na limpeza dos espelhos.

   ) movimentos aleatórios na limpeza dos espelhos.

(     ) movimentos de cima para baixo na limpeza dos espelhos.

 

Questão 8 – O texto orienta para não usar “esponjas abrasivas, palhas de aço, cloro, amônia e água sanitária” na limpeza dos espelhos. Por quê?

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário