Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre os sabiás. Vamos conhecer melhor essas aves? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ANO: EF15LP03, EF35LP03, EF35LP04 e EF35LP05.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Sabiás – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Sabiás – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Sabiás – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Sabiás
A cor da plumagem e o rico repertório vocal são características marcantes de umas das aves mais comuns no Brasil: os sabiás. Integrantes da família Turdidae, eles podem ser encontrados em quase todos os lugares do mundo. Há centenas de espécies. O mais conhecido em território brasileiro é o sabiá-laranjeira.
Na língua tupi, sabiá significa “aquele que reza muito”, em referência às notas, aos timbres e aos tons entoados por esses pássaros. Uma lenda indígena diz que as crianças, que ouvem o canto do sabiá em madrugadas do início da primavera, serão abençoadas com paz, amor e felicidade.
Mesmo para aqueles que não acreditam em lendas, a vocalização dos sabiás é encantadora, dando “ritmo” a pomares, quintais e parques. Sabiás do gênero Turdus estão entre as aves mais avistadas em ambientes alterados pelo homem, incluindo zonas urbanas.
As espécies são onívoras, alimentando-se de frutos, sementes e insetos. Desempenham importante papel ecológico com a dispersão de sementes, visto que elas saem praticamente intactas de trato digestivo das aves.
Na estação chuvosa, capturam minhocas no solo molhado. O mais curioso na dieta dos sabiás é o apreço por pimentas, como a Cumaru. Eles as esfregam em suas penas para sentir um tipo de formigamento.
Durante a época reprodutiva, defendem, agressivamente, seu território contra a aproximação de invasores. Enquanto a fêmea fica responsável por construir o ninho e incubar os ovos, o macho deve proteger a família. Os ovos possuem coloração azulada com manchas castanhas. Após a incubação, os filhotes são alimentados pelo casal.
Disponível em: <https://amda.org.br/especie-da-vez/6100-brasil-e-o-lar-de-19-especies-de-sabias/>.
Publicado em: 26 de novembro de 2020. (Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – Em “[…] eles podem ser encontrados em quase todos os lugares do mundo.”, o texto refere-se aos:
Questão 2 – Na passagem “Na língua tupi, sabiá significa ‘aquele que reza muito’, em referência às notas, aos timbres e aos tons entoados por esses pássaros.”, o texto:
( ) dá uma explicação.
( ) propõe uma reflexão.
( ) apresenta uma hipótese.
Questão 3 – Grife a seguir o vocábulo que exprime a ideia de soma:
“As espécies são onívoras, alimentando-se de frutos, sementes e insetos.”
Questão 4 – Segundo o texto, o que os sabiás “esfregam em suas penas para sentir um tipo de formigamento”?
( ) “sementes”.
( ) “minhocas”.
( ) “pimentas, como a Cumaru”.
Questão 5 – Na frase “Durante a época reprodutiva, defendem, agressivamente, seu território contra a aproximação de invasores.”, o termo destacado indica:
( ) modo.
( ) tempo.
( ) intensidade.
Questão 6 – De acordo com o texto, o macho é responsável por:
( ) “construir o ninho”.
( ) “incubar os ovos”.
( ) “proteger a família”.
Questão 7 – A parte “Os ovos possuem coloração azulada com manchas castanhas.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 8 – Identifique o trecho que contém uma opinião:
( ) “[…] o rico repertório vocal […]”
( ) “[…] a vocalização dos sabiás é encantadora […]”
( ) “[…] as aves mais avistadas em ambientes alterados pelo homem […]”
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.