Início Série5º ano Interpretação de texto: Sabiás – 5º ano

Interpretação de texto: Sabiás – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre os sabiás. Vamos conhecer melhor essas aves? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ANO: EF15LP03, EF35LP03, EF35LP04 e EF35LP05.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Sabiás

    A cor da plumagem e o rico repertório vocal são características marcantes de umas das aves mais comuns no Brasil: os sabiás. Integrantes da família Turdidae, eles podem ser encontrados em quase todos os lugares do mundo. Há centenas de espécies. O mais conhecido em território brasileiro é o sabiá-laranjeira.

    Na língua tupi, sabiá significa “aquele que reza muito”, em referência às notas, aos timbres e aos tons entoados por esses pássaros. Uma lenda indígena diz que as crianças, que ouvem o canto do sabiá em madrugadas do início da primavera, serão abençoadas com paz, amor e felicidade.

    Mesmo para aqueles que não acreditam em lendas, a vocalização dos sabiás é encantadora, dando “ritmo” a pomares, quintais e parques. Sabiás do gênero Turdus estão entre as aves mais avistadas em ambientes alterados pelo homem, incluindo zonas urbanas.

    As espécies são onívoras, alimentando-se de frutos, sementes e insetos. Desempenham importante papel ecológico com a dispersão de sementes, visto que elas saem praticamente intactas de trato digestivo das aves.

    Na estação chuvosa, capturam minhocas no solo molhado. O mais curioso na dieta dos sabiás é o apreço por pimentas, como a Cumaru. Eles as esfregam em suas penas para sentir um tipo de formigamento.

    Durante a época reprodutiva, defendem, agressivamente, seu território contra a aproximação de invasores. Enquanto a fêmea fica responsável por construir o ninho e incubar os ovos, o macho deve proteger a família. Os ovos possuem coloração azulada com manchas castanhas. Após a incubação, os filhotes são alimentados pelo casal.

Disponível em: <https://amda.org.br/especie-da-vez/6100-brasil-e-o-lar-de-19-especies-de-sabias/>.
Publicado em: 26 de novembro de 2020. (Com corte e adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – Em “[…] eles podem ser encontrados em quase todos os lugares do mundo.”, o texto refere-se aos:

 

 

Questão 2 – Na passagem “Na língua tupi, sabiá significa ‘aquele que reza muito’, em referência às notas, aos timbres e aos tons entoados por esses pássaros.”, o texto:

(     ) dá uma explicação.

(     ) propõe uma reflexão.

(     ) apresenta uma hipótese.

 

Questão 3 – Grife a seguir o vocábulo que exprime a ideia de soma:

 “As espécies são onívoras, alimentando-se de frutos, sementes e insetos.”

 

Questão 4 – Segundo o texto, o que os sabiás “esfregam em suas penas para sentir um tipo de formigamento”?

(     ) “sementes”.

(     ) “minhocas”.

(     ) “pimentas, como a Cumaru”.

 

Questão 5 – Na frase “Durante a época reprodutiva, defendem, agressivamente, seu território contra a aproximação de invasores.”, o termo destacado indica:

(     ) modo.

(     ) tempo.

(     ) intensidade.

 

Questão 6 – De acordo com o texto, o macho é responsável por:

(     ) “construir o ninho”.

(     ) “incubar os ovos”.

(     ) “proteger a família”.

 

Questão 7 – A parte “Os ovos possuem coloração azulada com manchas castanhas.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 8 – Identifique o trecho que contém uma opinião:

(     ) “[…] o rico repertório vocal […]”

(     ) “[…] a vocalização dos sabiás é encantadora […]”

(     ) “[…] as aves mais avistadas em ambientes alterados pelo homem […]”

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

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