Interpretação de texto: Quase no fim – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma cegonha muito admirada em Tapetolândia. Vamos conhecer a história dessa cegonha? Então, leia com atenção o texto “Quase no fim”! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Quase no fim

    A cegonha era perita na arte de costurar e bordar. Dotada de grande paciência e calma, conseguia realizar trabalhos muito delicados e demorados. Por isso, ela era muito admirada em Tapetolândia.

    Numa tarde, reunida com suas amigas, a cegonha comprometeu-se a bordar uma almofada bem grande e adornada com infinitos arabescos coloridos.

    — Penso que num prazo de dez anos, estará terminada. — disse ela às amigas.

    Então, a cegonha empreendeu a tarefa tão meritória, com muito tato e sabedoria. Sem ter pressa, ia dando forma ao seu trabalho.

    Assim se passaram mais de nove anos. A cegonha já se sentia cansada de uma tarefa tão longa e rotineira. Quase sem se dar conta, foi-se apressando em seu trabalho, desejosa de ver a almofada terminada o quanto antes. Ai! Isso foi sua perdição, porque no último ponto, deu-se um nó no fio, que se enredou e caiu ao chão. Para cúmulo do azar, um gatinho brincalhão pegou o fio e correu, puxando atrás de si a linha e o bordado. Correu de um lado para o outro, até que o trabalho estivesse prejudicado.

    — Oh, não!… Nove anos e meio de trabalho para isto! Eu quero morrer! — lamentava-se a cegonha.

    De nada lhe serviram suas queixas. O jeito foi retomar o trabalho, refazendo a parte danificada. A cegonha, por um momento de imprudência, quase estragou o que havia sido conseguido, graças a uma grande dose de paciência e perseverança.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-03-04/quase-no-fim.htm>.

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Por isso, ela era muito admirada em Tapetolândia.”

Segundo a história, a cegonha “era muito admirada” porque:

(     ) “era perita na arte de costurar e bordar”.

(     ) “conseguia realizar trabalhos muito delicados e demorados”.

(     ) “comprometeu-se a bordar uma almofada bem grande […]”

 

Questão 2 – No segmento “Então, a cegonha empreendeu a tarefa tão meritória, com muito tato e sabedoria.”, o trecho destacado exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 3 – De acordo a história, a cegonha, quase sem perceber, “foi-se apressando em seu trabalho”. Identifique o motivo dessa pressa:

 

 

Questão 4 – Em “Para cúmulo do azar, um gatinho brincalhão pegou o fio e correu, puxando atrás de si a linha e o bordado.”, o vocábulo sublinhado indica que essas ações do gatinho:

(     ) se somam.

(     ) se alternam.

(     ) se contrastam.

 

Questão 5 – Observe:

“O jeito foi retomar o trabalho, refazendo a parte danificada.”

Nesse segmento, o narrador revela:

(     ) o início da história.

(     ) o clímax da história.

(     ) o desfecho da história.

 

Questão 6 – Na passagem “A cegonha, por um momento de imprudência, quase estragou o que havia sido conseguido […]”, o termo grifado equivale a:

(     ) “isso”.

(     ) “aquilo”.

(     ) “aquele”.

 

Questão 7 – Pode-se concluir que o texto sobre a cegonha tem o objetivo de:

(     ) fazer rir.

(     ) debater um assunto.

(     ) transmitir um ensinamento.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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