Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma cegonha muito admirada em Tapetolândia. Vamos conhecer a história dessa cegonha? Então, leia com atenção o texto “Quase no fim”! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
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Leia:
Quase no fim
A cegonha era perita na arte de costurar e bordar. Dotada de grande paciência e calma, conseguia realizar trabalhos muito delicados e demorados. Por isso, ela era muito admirada em Tapetolândia.
Numa tarde, reunida com suas amigas, a cegonha comprometeu-se a bordar uma almofada bem grande e adornada com infinitos arabescos coloridos.
— Penso que num prazo de dez anos, estará terminada. — disse ela às amigas.
Então, a cegonha empreendeu a tarefa tão meritória, com muito tato e sabedoria. Sem ter pressa, ia dando forma ao seu trabalho.
Assim se passaram mais de nove anos. A cegonha já se sentia cansada de uma tarefa tão longa e rotineira. Quase sem se dar conta, foi-se apressando em seu trabalho, desejosa de ver a almofada terminada o quanto antes. Ai! Isso foi sua perdição, porque no último ponto, deu-se um nó no fio, que se enredou e caiu ao chão. Para cúmulo do azar, um gatinho brincalhão pegou o fio e correu, puxando atrás de si a linha e o bordado. Correu de um lado para o outro, até que o trabalho estivesse prejudicado.
— Oh, não!… Nove anos e meio de trabalho para isto! Eu quero morrer! — lamentava-se a cegonha.
De nada lhe serviram suas queixas. O jeito foi retomar o trabalho, refazendo a parte danificada. A cegonha, por um momento de imprudência, quase estragou o que havia sido conseguido, graças a uma grande dose de paciência e perseverança.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-03-04/quase-no-fim.htm>.
Questões
Questão 1 – Releia:
“Por isso, ela era muito admirada em Tapetolândia.”
Segundo a história, a cegonha “era muito admirada” porque:
( ) “era perita na arte de costurar e bordar”.
( ) “conseguia realizar trabalhos muito delicados e demorados”.
( ) “comprometeu-se a bordar uma almofada bem grande […]”
Questão 2 – No segmento “Então, a cegonha empreendeu a tarefa tão meritória, com muito tato e sabedoria.”, o trecho destacado exprime:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 3 – De acordo a história, a cegonha, quase sem perceber, “foi-se apressando em seu trabalho”. Identifique o motivo dessa pressa:
Questão 4 – Em “Para cúmulo do azar, um gatinho brincalhão pegou o fio e correu, puxando atrás de si a linha e o bordado.”, o vocábulo sublinhado indica que essas ações do gatinho:
( ) se somam.
( ) se alternam.
( ) se contrastam.
Questão 5 – Observe:
“O jeito foi retomar o trabalho, refazendo a parte danificada.”
Nesse segmento, o narrador revela:
( ) o início da história.
( ) o clímax da história.
( ) o desfecho da história.
Questão 6 – Na passagem “A cegonha, por um momento de imprudência, quase estragou o que havia sido conseguido […]”, o termo grifado equivale a:
( ) “isso”.
( ) “aquilo”.
( ) “aquele”.
Questão 7 – Pode-se concluir que o texto sobre a cegonha tem o objetivo de:
( ) fazer rir.
( ) debater um assunto.
( ) transmitir um ensinamento.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.