Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a qualidade do ar muito ruim em Manaus. Vamos nos informar a respeito desse fato tão preocupante? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP06, EF35LP07, EF05LP16, EF35LP08 e EF05LP18.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Qualidade do ar muito ruim – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Qualidade do ar muito ruim – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Qualidade do ar muito ruim – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Fumaça deixa qualidade do ar muito ruim em Manaus
Todas as zonas da cidade de Manaus estão sofrendo com a péssima qualidade do ar, desde o último sábado (10). A situação que coloca em risco a saúde respiratória dos mais vulneráveis, como crianças, idosos, e pessoas com comorbidade.
Para ser considerado de boa qualidade, o ar precisa medir entre 0 e 25 μm/m³ (micrômetros por metro cúbico de ar), segundo o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas (Selva). Apesar de uma pequena melhora em virtude da chuva que caiu no fim de semana, o aplicativo continua registrando qualidade do ar variando entre ruim e muito ruim.
No porto da capital amazonense, a linha do horizonte se perde em meio à fumaça. Os barcos que fazem esse transbordo também estão encobertos. De acordo com o aplicativo Selva, o ar está medindo, nesse momento, na região, 86 μm/m³ de ar, considerado muito ruim.
Nos primeiros 10 dias de agosto, o Amazonas registrou quase 3 mil focos de incêndio em todo o estado. O número representa um salto de 179,1% em relação ao mesmo período do ano passado, com 1.019 focos de incêndio.
O comandante do Corpo de Bombeiros informa que uma corrente de ar vinda da região centro-oeste do Brasil está empurrando a fumaça para o sul do estado, onde ocorre a maioria dos focos de queimadas.
“Repórter Brasil”. Disponível em: <https://tvbrasil.ebc.com.br/reporter-brasil/2024/08/fumaca-deixa-qualidade-do-ar-muito-ruim-em-manaus>. Publicado em: 12 de agosto de 2024. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – Releia:
“A situação que coloca em risco a saúde respiratória dos mais vulneráveis, como crianças, idosos, e pessoas com comorbidade.”
A que situação o texto se refere?
Questão 2 – Em “Para ser considerado de boa qualidade, o ar precisa medir entre 0 e 25 μm/m³ (micrômetros por metro cúbico de ar) […]”, os parênteses contêm:
( ) um exemplo.
( ) uma sugestão.
( ) uma explicação.
Questão 3 – Na passagem “Apesar de uma pequena melhora em virtude da chuva que caiu no fim de semana […]”, a expressão grifada introduz:
( ) uma causa.
( ) uma condição.
( ) uma consequência.
Questão 4 – Na frase “De acordo com o aplicativo Selva, o ar está medindo, nesse momento, na região, 86 μm/m³ de ar, considerado muito ruim.”, a parte sublinhada indica uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 5 – O trecho “Nos primeiros 10 dias de agosto, o Amazonas registrou quase 3 mil focos de incêndio em todo o estado.”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 6 – No segmento “O número representa um salto de 179,1% em relação ao mesmo período do ano passado, com 1.019 focos de incêndio.”, o texto:
( ) faz um comentário.
( ) levanta uma hipótese.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 7 – O texto revela a região do Amazonas, onde acontece a maior parte dos focos de queimadas. Identifique essa região:
Questão 8 – O texto apresenta:
( ) citações diretas.
( ) citações indiretas.
( ) citações diretas e citações indiretas.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.