Início Série5º ano Interpretação de texto: Qualidade do ar muito ruim – 5º ano

Interpretação de texto: Qualidade do ar muito ruim – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a qualidade do ar muito ruim em Manaus. Vamos nos informar a respeito desse fato tão preocupante? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP06, EF35LP07, EF05LP16, EF35LP08 e EF05LP18.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Fumaça deixa qualidade do ar muito ruim em Manaus

    Todas as zonas da cidade de Manaus estão sofrendo com a péssima qualidade do ar, desde o último sábado (10). A situação que coloca em risco a saúde respiratória dos mais vulneráveis, como crianças, idosos, e pessoas com comorbidade.

    Para ser considerado de boa qualidade, o ar precisa medir entre 0 e 25 μm/m³ (micrômetros por metro cúbico de ar), segundo o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas (Selva). Apesar de uma pequena melhora em virtude da chuva que caiu no fim de semana, o aplicativo continua registrando qualidade do ar variando entre ruim e muito ruim.

    No porto da capital amazonense, a linha do horizonte se perde em meio à fumaça. Os barcos que fazem esse transbordo também estão encobertos. De acordo com o aplicativo Selva, o ar está medindo, nesse momento, na região, 86 μm/m³ de ar, considerado muito ruim.

    Nos primeiros 10 dias de agosto, o Amazonas registrou quase 3 mil focos de incêndio em todo o estado. O número representa um salto de 179,1% em relação ao mesmo período do ano passado, com 1.019 focos de incêndio.

    O comandante do Corpo de Bombeiros informa que uma corrente de ar vinda da região centro-oeste do Brasil está empurrando a fumaça para o sul do estado, onde ocorre a maioria dos focos de queimadas.

 

“Repórter Brasil”. Disponível em: <https://tvbrasil.ebc.com.br/reporter-brasil/2024/08/fumaca-deixa-qualidade-do-ar-muito-ruim-em-manaus>. Publicado em: 12 de agosto de 2024. (Com adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – Releia:

“A situação que coloca em risco a saúde respiratória dos mais vulneráveis, como crianças, idosos, e pessoas com comorbidade.”

A que situação o texto se refere?

 

Questão 2 – Em “Para ser considerado de boa qualidade, o ar precisa medir entre 0 e 25 μm/m³ (micrômetros por metro cúbico de ar) […]”, os parênteses contêm:

(     ) um exemplo.

(     ) uma sugestão.

(     ) uma explicação.

 

Questão 3 – Na passagem “Apesar de uma pequena melhora em virtude da chuva que caiu no fim de semana […]”, a expressão grifada introduz:

(     ) uma causa.

(     ) uma condição.

(     ) uma consequência.

 

Questão 4 – Na frase “De acordo com o aplicativo Selva, o ar está medindo, nesse momento, na região, 86 μm/m³ de ar, considerado muito ruim.”, a parte sublinhada indica uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 5 – O trecho “Nos primeiros 10 dias de agosto, o Amazonas registrou quase 3 mil focos de incêndio em todo o estado.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 6 – No segmento “O número representa um salto de 179,1% em relação ao mesmo período do ano passado, com 1.019 focos de incêndio.”, o texto:

(     ) faz um comentário.

(     ) levanta uma hipótese.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 7 – O texto revela a região do Amazonas, onde acontece a maior parte dos focos de queimadas. Identifique essa região:

 

Questão 8 – O texto apresenta:

(     ) citações diretas.

(     ) citações indiretas.

(     ) citações diretas e citações indiretas.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

 

Deixe um Comentário