Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “Pirajussara Vozes à Margem”. Esse espetáculo mistura arte, memória e crítica social! Vamos saber mais a respeito dele? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ANO: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05, EF05LP07, EF05LP12, EF05LP19.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Pirajussara – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Pirajussara – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Pirajussara – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Pirajussara Vozes à Margem”
No dia 22/6, esse espetáculo gratuito leva histórias reais, música e cultura popular ao Campo Limpo, com a mulher-rio como guia poética.
Já pensou se os rios urbanos pudessem contar suas histórias? É essa a proposta do espetáculo Pirajussara Vozes à Margem, que ocupa a Tenda Praça, no Sesc Campo Limpo, no dia 22 de junho, das 17h às 18h15.
Com entrada gratuita, a peça é apresentada pelo Coletivo Teatral Bando Trapos e traz à cena histórias de moradores do Campo Limpo e Taboão da Serra, mesclando cultura popular, música ao vivo e poesia.
No palco, as vivências reais ganham um olhar sensível e potente, costuradas pelos aparecimentos da personagem Pirajussara — uma mulher-rio simbólica que percorre as fronteiras das cidades e empresta à encenação o ponto de vista da natureza.
O espetáculo mistura arte, memória e crítica social para provocar o público sobre como enxergamos os territórios urbanos e suas margens.
Com duração de 75 minutos, a peça é uma oportunidade de ver o teatro brotar da periferia, valorizando as vozes que muitas vezes ficam à margem. E tudo isso de graça, ao ar livre, em pleno domingo. Bora colar?
Disponível em: <https://catracalivre.com.br/gira/pirajussara-vozes-a-margem-sesc-campo-limpo-sp/>.
Publicado em: 16 de junho de 2025. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – O texto acima é sobre um espetáculo. Qual?
Questão 2 – Onde acontecerá o espetáculo?
Questão 3 – Quando acontecerá o espetáculo?
Questão 4 – O segmento “[…] a peça é apresentada pelo Coletivo Teatral Bando Trapos […]”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 5 – Segundo o texto, o espetáculo “mescla cultura popular, música ao vivo e poesia”. O que quer dizer “mesclar”?
( ) Quer dizer “alternar”.
( ) Quer dizer “separar”.
( ) Quer dizer “misturar”.
Questão 6 – Em “No palco, as vivências reais ganham um olhar sensível e potente […]”, o termo destacado exprime a ideia de:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 7 – Identifique o trecho que apresenta a personagem Pirajussara:
Questão 8 – Na passagem “[…] provocar o público sobre como enxergamos os territórios urbanos e suas margens.”, o vocábulo “como”:
( ) indica modo.
( ) introduz exemplo.
( ) assinala comparação.
Questão 9 – Grife a palavra com sentido figurado neste parte do texto:
“Com duração de 75 minutos, a peça é uma oportunidade de ver o teatro brotar da periferia […]”
Questão 10 – O fragmento “E tudo isso de graça, ao ar livre, em pleno domingo. Bora colar?” funciona como:
( ) um pedido.
( ) um convite.
( ) uma reflexão.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.