Início Série5º ano Interpretação de texto: Pirajussara – 5º ano

Interpretação de texto: Pirajussara – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “Pirajussara Vozes à Margem”. Esse espetáculo mistura arte, memória e crítica social! Vamos saber mais a respeito dele? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ANO: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05, EF05LP07, EF05LP12, EF05LP19.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

 “Pirajussara Vozes à Margem”

No dia 22/6, esse espetáculo gratuito leva histórias reais, música e cultura popular ao Campo Limpo, com a mulher-rio como guia poética.

    Já pensou se os rios urbanos pudessem contar suas histórias? É essa a proposta do espetáculo Pirajussara Vozes à Margem, que ocupa a Tenda Praça, no Sesc Campo Limpo, no dia 22 de junho, das 17h às 18h15.

    Com entrada gratuita, a peça é apresentada pelo Coletivo Teatral Bando Trapos e traz à cena histórias de moradores do Campo Limpo e Taboão da Serra, mesclando cultura popular, música ao vivo e poesia.

    No palco, as vivências reais ganham um olhar sensível e potente, costuradas pelos aparecimentos da personagem Pirajussara — uma mulher-rio simbólica que percorre as fronteiras das cidades e empresta à encenação o ponto de vista da natureza.

    O espetáculo mistura arte, memória e crítica social para provocar o público sobre como enxergamos os territórios urbanos e suas margens.

    Com duração de 75 minutos, a peça é uma oportunidade de ver o teatro brotar da periferia, valorizando as vozes que muitas vezes ficam à margem. E tudo isso de graça, ao ar livre, em pleno domingo. Bora colar?

Disponível em: <https://catracalivre.com.br/gira/pirajussara-vozes-a-margem-sesc-campo-limpo-sp/>.
Publicado em: 16 de junho de 2025.  (Com adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – O texto acima é sobre um espetáculo. Qual?

 

 

Questão 2 – Onde acontecerá o espetáculo?

 

 

Questão 3 – Quando acontecerá o espetáculo?

 

 

Questão 4 – O segmento “[…] a peça é apresentada pelo Coletivo Teatral Bando Trapos […]”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta. 

 

Questão 5 – Segundo o texto, o espetáculo “mescla cultura popular, música ao vivo e poesia”. O que quer dizer “mesclar”?

(     ) Quer dizer “alternar”.

(     ) Quer dizer “separar”.

(     ) Quer dizer “misturar”.

 

Questão 6 – Em “No palco, as vivências reais ganham um olhar sensível e potente […]”, o termo destacado exprime a ideia de:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

Questão 7 – Identifique o trecho que apresenta a personagem Pirajussara:

 

 

Questão 8 – Na passagem “[…] provocar o público sobre como enxergamos os territórios urbanos e suas margens.”, o vocábulo “como”:

(     ) indica modo.

(     ) introduz exemplo.

(     ) assinala comparação.

 

Questão 9 – Grife a palavra com sentido figurado neste parte do texto:

 “Com duração de 75 minutos, a peça é uma oportunidade de ver o teatro brotar da periferia […]”

 

Questão 10 – O fragmento “E tudo isso de graça, ao ar livre, em pleno domingo. Bora colar?” funciona como:

(     ) um pedido.

(     ) um convite.

(     ) uma reflexão.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário