Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre o pequeno malabarista. Faz malabarismos no ar, como um pequeno avião. Vamos conhecê-lo? Então, leia com bastante atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Pequeno malabarista – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Pequeno malabarista – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Pequeno malabarista – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Pequeno malabarista
Parente menos famoso do bem-te-vi, que pelo canto você deve conhecer, o galito também tem lá suas habilidades. Faz malabarismos no ar, como um pequeno avião. Não é o máximo?!
A exibição aérea geralmente ocorre quando ele sai em busca de alimento. Mira suas presas – sejam mariposas, borboletas, libélulas, gafanhotos, moscas ou abelhas – e… Vruuum!!! Mergulha no ar para capturá-las numa bicada certeira.
Há diferenças marcantes entre os galitos macho e fêmea. O macho tem a cauda negra em forma de leque e o corpo apresenta um desenho branco em forma de “V” no dorso e uma faixa peitoral negra incompleta. Já a fêmea é parda, com a região da garganta branca e asas e cauda mais escuras.
Na época reprodutiva, a cauda do galito macho se torna mais avantajada, favorecendo as curiosas manobras que faz no ar para atrair a fêmea. A cauda chega a formar um ângulo de 90º com o corpo e o espetáculo no céu é bonito de ser ver.
Quando formam um casal, a fêmea assume muitos afazeres: constrói com capim seco o ninho em forma de taça diretamente no solo, escondido em meio às gramíneas altas. Os filhotes saem do ninho após treze dias de nascidos. Ficam camuflados na vegetação, sendo alimentados e protegidos pela mãe, até que consigam realmente voar.
O ambiente natural do galito, principalmente o solo, onde os ninhos são construídos, vem sendo utilizado para plantações e criação de gado. Mas é preciso que haja um planejamento e fiscalização para essas atividades. Do contrário, com o desaparecimento desse habitat, o galito corre sério risco de extinção!
Sávio Freire Bruno. Revista
“Ciência Hoje das Crianças”. Edição 272.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Releia esta passagem:
“Faz malabarismos no ar, como um pequeno avião.”
O autor do texto refere-se:
R:
Questão 2 – O trecho “O macho tem a cauda negra em forma de leque e o corpo apresenta um desenho branco em forma de ‘V’ no dorso e uma faixa peitoral negra incompleta.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 3 – Identifique o segmento que contém uma opinião:
( ) “Mergulha no ar para capturá-las numa bicada certeira.”
( ) “[…] o espetáculo no céu é bonito de ser ver.”
( ) “Os filhotes saem do ninho após treze dias de nascidos.”
Questão 4 – Em “[…] as curiosas manobras que faz no ar para atrair a fêmea.”, “para” introduz:
( ) um destino.
( ) uma direção.
( ) uma finalidade.
Questão 5 – Na parte “[…] constrói com capim seco o ninho em forma de taça diretamente no solo […]”, o autor expõe uma ação:
( ) do galito fêmea.
( ) do galito macho.
( ) do casal de galito.
Questão 6 – No fragmento “Ficam camuflados na vegetação, sendo alimentados e protegidos pela mãe, até que consigam realmente voar.”, a expressão grifada indica:
( ) tempo.
( ) causa.
( ) condição.
Questão 7 – Observe:
“Mas é preciso que haja um planejamento e fiscalização para essas atividades. Do contrário, com o desaparecimento desse habitat, o galito corre sério risco de extinção!”
Nesse segmento, o autor:
( ) faz um alerta.
( ) dá uma sugestão.
( ) expressa uma ordem.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.