Início Série5º ano Interpretação de texto: Pequeno bicudo – 5º ano

Interpretação de texto: Pequeno bicudo – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o pequeno bicudo. O araçari-de-pescoço-vermelho é uma ave colorida e que foi batizada assim por causa da cor que predomina no seu pescoço e na sua nuca. Vamos conhecê-lo? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Pequeno bicudo

    Ele é pequenino, se comparado a outros membros da família, e não é muito conhecido, mas, por apresentar bico muito longo e peculiar, logo se percebe que é parente dos tucanos. O araçari-de-pescoço-vermelho é uma ave colorida e que foi batizada assim por causa da cor que predomina no seu pescoço e na sua nuca.

    Apesar de seu nome fazer referência ao pescoço, talvez seja o bico a parte mais curiosa dessa ave. Além de colorido, ele é muito grande em relação ao corpo do animal. Mas existem motivos para esse exagero: o bico serve para amedrontar aqueles que pretendem atacá-lo e, também, para atrair os araçaris do sexo oposto. É, portanto, sua defesa e seu charme!

    Ao contrário de seus parentes tucanos, que se alimentam tanto de pequenos animais quanto de frutos, o araçari é mais vegetariano: gosta muito de frutos. […]

    Como outros tucanos, o araçari produz um ruído característico ao voar que é gerado pelas penas externas das asas. Assim, quem conhece sabe que eles estão por perto só por ouvi-los. Essa ave vive em grandes grupos e dorme em conjunto nos ocos de árvores. […]

    É também nos buracos das árvores feitos por outras aves, como o pica-pau, que os araçaris colocam seus ovos. […]

    O araçari tem alguns inimigos naturais, como macacos e gaviões, mas a sua pior ameaça é a destruição das florestas onde vive. Esses lugares estão sendo substituídos por cidades e plantações, tornando difícil a vida do araçari, que não encontra lugar para se alimentar, nem para se reproduzir. Portanto, para que o araçari-de-pescoço-vermelho não desapareça, a saída é preservar a natureza.

Tatiana Resende dos Santos. Maria Alice dos Santos Alves.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 177.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Ele é pequenino, se comparado a outros membros da família, e não é muito conhecido, mas, por apresentar bico muito longo e peculiar, logo se percebe que é parente dos tucanos.”

Nessa passagem, as autoras do texto referem-se:

 

Questão 2 – O trecho “Além de colorido, ele é muito grande em relação ao corpo do animal.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – No segmento “Mas existem motivos para esse exagero […]”, a palavra destacada poderia ser substituída por:

(     ) “Pois”.

(     ) “Porém”.

(     ) “Por isso”.

 

Questão 4 – No fragmento “[…] o bico serve para amedrontar aqueles que pretendem atacá-lo […]”, o termo “para” exprime:

(     ) um destino.

(     ) uma direção.

(     ) uma finalidade.

 

Questão 5 – Na parte “Como outros tucanos, o araçari produz um ruído característico ao voar que é gerado pelas penas externas das asas.”, o vocábulo “Como” introduz:

(     ) uma causa.

(     ) uma comparação.

(     ) uma exemplificação.

 

Questão 6 – Grife a expressão que retoma o araçari a seguir:

 “Essa ave vive em grandes grupos […]”

 

Questão 7 – Identifique a principal ameaça à vida do araçari:

(     ) “macacos”.

(     ) “gaviões”.

(     ) “a destruição das florestas onde vive”.

 

Questão 8 – Em “Portanto, para que o araçari-de-pescoço-vermelho não desapareça, a saída é preservar a natureza.”, as autoras concluem o texto com:

(     ) um alerta.

(     ) uma dúvida.

(     ) uma sugestão.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário