Interpretação de texto: Paulo Leminski – 7º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre Paulo Leminski. Você sabia que além de escritor, publicitário e professor, Paulo Leminski praticava judô? Muito curioso esse fato, não? Saiba mais a respeito da relação dele com as artes maciais, lendo o texto Leminski era tão ágil no judô quanto na poesia! Em seguida, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas!

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Leminski era tão ágil no judô quanto na poesia

    Quando o poeta Haroldo de Campos definia Paulo Leminski como “Rimbaud curitibano com físico de judoca”, não estava brincando. Além de escritor, publicitário e professor, o paranaense praticava judô a sério. Conheceu o esporte por intermédio do irmão, aos 20 e poucos anos, e em pouco tempo conquistou a faixa preta.

    Nos anos 1960, defendia a seleção paranaense em torneios, participava de campeonatos universitários e até venceu uma disputa com atletas das Forças Armadas. Isso ao mesmo tempo em que dava aulas e fazia poesias. Leminski foi além dos treinos: aprofundou-se no universo da arte marcial. Aprendeu os ideogramas do japonês, impressionado com o poder de síntese dos ícones. Leu filosofia budista, biografias e haicais, modalidade de poema oriental na qual também se aventurou muito.

    Devorou até uma Bíblia escrita em japonês. E dizia que a luta o ajudava como poeta: “Você aprende a tirar de dentro de você tudo que é necessário para um momento decisivo. Qualquer hesitação, seja diante de um golpe ou de um poema, pode ser fatal”. Leminski dedicou ao professor de judô da academia Kodokan, o italiano Aldo Lubes, um artigo de 1986: “Aprendi com sensei Aldo não apenas golpes, mas toda a grandeza humana que se oculta por trás da prática de uma arte marcial”. Aldo não ficava atrás em elogios a Paulo, seu amigo e discípulo por 10 anos: “Eu era o mestre, mas com ele aprendi a não ver a vida de uma maneira complicada e material. Ele era a pessoa mais natural do mundo”.

Disponível em: <https://almanaquebrasil.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Além de escritor, publicitário e professor, o paranaense praticava judô a sério.”, o autor do texto se refere:

(     ) ao Haroldo de Campos.

(     ) ao Paulo Leminski.

(     ) ao Aldo Lubes.

 

Questão 2 – Em “Leminski era tão ágil no judô quanto na poesia”, o autor do texto:

(     ) expõe uma opinião sobre duas habilidades de Leminski.

(     ) apresenta uma contradição entre duas habilidades de Leminski.

(     ) estabelece uma comparação entre duas habilidades de Leminski.

 

Questão 3 – Grife os verbos que compõem o fragmento a seguir:

“Nos anos 1960, defendia a seleção paranaense em torneios, participava de campeonatos universitários […]”

 

Os verbos grifados acima foram usados para exprimir:

(     ) ações possíveis de Leminski nos anos 1960.

(     ) ações contínuas de Leminski nos anos 1960.

(     ) ações esporádicas de Leminski nos anos 1960.

 

Questão 4 – Para Leminski, a luta:

(     ) auxiliava em seu trabalho como poeta.

(     ) era a consequência do seu trabalho como poeta.

(     ) funciona como subterfúgio do seu trabalho como poeta.

 

Questão 5 – No trecho “[…] modalidade de poema oriental na qual também se aventurou muito.”, a expressão destacada define:

(     ) o ideograma do japonês.

(     ) a filosofia budista.

(     ) o haicai.

 

Questão 6 – Identifique a frase em que o termo sublinhado foi empregado com sentido figurado:

(     ) “[…] e em pouco tempo conquistou a faixa preta.”

(     ) “Devorou até uma Bíblia escrita em japonês.”

(     ) “Qualquer hesitação, seja diante de um golpe ou de um poema […]”

 

Questão 7 – No segmento “Aprendi com sensei Aldo não apenas golpes, mas toda a grandeza humana […]”, o vocábulo “mas” indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 8 – No fragmento “[…] a não ver a vida de uma maneira complicada e material.”, a parte evidenciada expressa:

(     ) modo

(     ) tempo

(     ) finalidade

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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