Interpretação de texto: Um beija-flor – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre um beija-flor. Pequeno, com apenas 10 centímetros de comprimento, o beija-flor-de-bico-curvo se destaca não só pela característica do bico, mas também pelas cores da plumagem! Vamos conhecê-lo melhor? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Valioso e brilhante, beija-flor-de-bico-curvo conserva elogios no nome científico

Colibri chama atenção pelas penas iridescentes; “Polytmus guainumbi” mescla termo grego e indígena.

    Pequeno, com apenas 10 centímetros de comprimento, o beija-flor-de-bico-curvo (Polytmus guainumbi) se destaca não só pela característica do bico – a principal ferramenta para garantir o alimento –, mas também pelas cores da plumagem que mesclam tons de dourado e verde brilhante.

    Encontrado no Brasil, a espécie ocorre também na Venezuela, Bolívia, Paraguai e Argentina. Tido como “campestre”, habita campos limpos, campos sujos, cerrados, restingas e banhados.

    De hábitos solitários, procura alimento perto do solo. Afinal, o cardápio vai além do néctar das flores: o beija-flor-de-bico-curvo captura insetos e aranhas.

    No período reprodutivo, que no Brasil ocorre entre outubro e março, o colibri constrói o ninho em forquilhas de ramos de pequenos arbustos, a cerca de um metro de altura. Em formato de cone, a estrutura decorada com líquenes e sementes recebe dois ovos, chocados pela fêmea após 15 dias de incubação.

    A casa aconchegante acomoda os filhotes por cerca de 20 dias quando, então, conquistam a liberdade e encantam os observadores de aves que, por vezes, garantem flagrantes especiais.

Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>. (Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“[…] o beija-flor-de-bico-curvo (Polytmus guainumbi) se destaca não só pela característica do bico, mas também pelas cores da plumagem que mesclam tons de dourado e verde brilhante.”

A passagem grifada introduz:

(     ) causas.

(     ) finalidades.

(     ) consequências.

 

Questão 2 – O travessão duplo assinala no texto a intercalação de:

(     ) uma correção.

(     ) uma explicação.

(     ) uma exemplificação.

 

Questão 3 – Observe:

 “Encontrado no Brasil, a espécie ocorre também na Venezuela, Bolívia, Paraguai e Argentina.”

 Esse trecho é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 4 – O texto cita que o beija-flor-de-bico-curvo “procura alimento perto do solo”. Por quê?

 

 

Questão 5 – No segmento “[…] o colibri constrói o ninho em forquilhas de ramos de pequenos arbustos […]”, o termo grifado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 – No fragmento “Em formato de cone, a estrutura decorada com líquenes e sementes recebe dois ovos […]”, a expressão sublinhada:

(     ) retoma o ninho.

(     ) apresenta o ninho.

(     ) caracteriza o ninho.

 

Questão 7 – Em “[…] quando, então, conquistam a liberdade e encantam os observadores de aves que, por vezes, garantem flagrantes especiais.”, o vocábulo “e” exprime:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) conclusão.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: