Interpretação de texto: O peixe-boi – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o peixe-boi. Ele recebeu esse nome porque vive na água e, assim como o boi, é um herbívoro (se alimenta apenas de vegetais). Que tal conhecê-lo melhor? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

O peixe-boi

    O peixe-boi ou manati (como também é conhecido) é um mamífero aquático. Ele recebeu esse nome porque vive na água e, assim como o boi, é um herbívoro (se alimenta apenas de vegetais).

    Os manatis são seres bastante dóceis que habitam rios, estuários e mares. A espécie marinha pode medir 4 metros e chegar a 800 quilos. Já a de água doce (existente apenas na Amazônia) é menor, medindo cerca de 2,5 metros e pesando 300 quilos. Esses animais são muito gulosos. Podem passar até 8 horas comendo e ingerir o equivalente a 10% do seu peso (por exemplo: um peixe-boi de 300 quilos come cerca de 30 quilos de comida por dia!).

    Os peixes-boi são animais que vivem muito tempo, mais ou menos 50 anos, chegando, em alguns casos, aos 60. Mas infelizmente o tempo de vida desses dóceis animais está diminuindo cada vez mais, devido às ações do homem. Por isso, todas as espécies existentes no mundo estão em perigo de extinção e uma já foi extinta. A caça ao peixe-boi é proibida desde 1971, mas ainda hoje eles são capturados pela sua carne, óleo e seu couro. Além da caça, muitos animais ficam presos em redes de pesca e acabam morrendo afogados. Como os manatis vivem em águas rasas, próximos à costa, eles também sofrem com a poluição das praias e com os barcos que passam rapidamente e os atropelam.

    Mas nem tudo está perdido. Aqui no Brasil, em 1980, foi criado o Projeto Peixe-Boi, que resgata, cuida dos animais feridos e os reintroduz em seu habitat. Além disso, o projeto também faz reprodução de filhotes em cativeiro, o que ajuda no aumento da população desses animais. Interessou-se por esses animais? Quer conhecer o projeto? A sede nacional fica em Pernambuco na cidade de Itamaracá. Existem outras três bases, uma em Mamanguape na Paraíba, outra em Pirapoeira no Alagoas e a última em Cajueiro da Praia no Piai.

Paula Barja. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/biodiversidade/sereias-da-natureza/>.
(Com cortes e adaptações).

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Ele recebeu esse nome porque vive na água e, assim como o boi, é um herbívoro […]”, o termo destacado refere-se ao:

 

 

Questão 2 – O trecho “A espécie marinha pode medir 4 metros e chegar a 800 quilos.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – Na parte “[…] um peixe-boi de 300 quilos come cerca de 30 quilos de comida por dia!).”, o ponto de exclamação exprime em relação ao fato o sentimento de:

(     ) medo.

(     ) alegria.

(     ) admiração.

 

Questão 4 – Na frase “A caça ao peixe-boi é proibida desde 1971, mas ainda hoje eles são capturados pela sua carne, óleo e seu couro.”, o trecho sublinhado revela:

   ) os motivos da caça ao peixe-boi.

(     ) as condições da caça ao peixe-boi.

(     ) as consequências da caça ao peixe-boi.

 

Questão 5 – Segundo o texto, muitos peixes-boi “acabam morrendo afogados”, pois:

(     ) “ficam presos em redes de pesca”.

(     ) “sofrem com a poluição das praias”.

(     ) “os barcos que passam rapidamente os atropelam”.

 

Questão 6 – No fragmento “[…] o Projeto Peixe-Boi, que resgata, cuida dos animais feridos e os reintroduz em seu habitat.”, o vocábulo grifado indica:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

Questão 7 – Em “Quer conhecer o projeto?”, a autora do texto:

(     ) dá uma ordem.

(     ) faz um convite.

(     ) emite um alerta.

 

Questão 8 – Identifique o segmento que contém uma opinião da autora do texto:

(     ) “Os manatis são seres bastante dóceis que habitam rios, estuários e mares.”

(     ) “Esses animais são muito gulosos.”

(     ) “Mas infelizmente o tempo de vida desses dóceis animais está diminuindo […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: