Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o Parque Nacional das Emas. Fechado há três meses, centro de visitantes do Parque Nacional das Emas reabre com exposição! Vamos saber mais a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, não deixe de responder às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Parque Nacional das Emas – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Parque Nacional das Emas – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Parque Nacional das Emas – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Fechado há três meses, centro de visitantes do Parque Nacional das Emas reabre com exposição
Unidade federal de conservação conta agora com mostra fotográfica permanente de imagens da biodiversidade do Cerrado.
Fechado desde setembro para reforma, o centro de visitantes do Parque Nacional das Emas, em Chapadão do Céu (GO), reabre nesta quarta-feira (6), às 15h, com a exposição “Visões do Invisível”.
A mostra permanente reúne, em 14 painéis luminosos, uma coletânea de imagens capturadas em quatro anos de observações na unidade federal de conservação. Entre as espécies retratadas em seu habitat, estão: anta, arara-canindé, lobo-guará, onça-parda, onça-pintada, tamanduá-mirim, tatu-canastra, entre outros.
Segundo o curador da exposição, o artista plástico, cineasta e fotógrafo australiano Christian Spencer, para capturar esses momentos da vida do Cerrado, foram utilizadas armadilhas fotográficas, equipamentos com câmeras que disparam por meio de um sensor de movimento.
“Essas câmeras foram colocadas em locais isolados no meio do Cerrado. É importante falar que não foi utilizado qualquer artifício para trazer ou induzir a presença dos animais fotografados”, relata.
O artista diz também que a exposição tem como objetivo inspirar o espírito contemplativo no visitante. “Que o olhar mais demorado daqueles que passeiam pelo parque, conhecendo esses e outros animais fascinantes que vivem aqui, traga uma experiência única e integral com o bioma”.
Para o analista ambiental e chefe do Parque Nacional das Emas, Marcos da Silva Cunha, as novas instalações oferecem condições, para que os visitantes tenham a experiência de frequentar um ambiente natural preservado e com infraestrutura adequada.
[…]
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2023/12/06/fechado-ha-tres-meses-centro-de-visitantes-do-parque-nacional-das-emas-reabre-com-exposicao.ghtml>. (Fragmento com adaptação).
Questões
Questão 1 – Em “Unidade federal de conservação conta agora com mostra fotográfica permanente de imagens da biodiversidade do Cerrado.”, a que unidade federal o texto se refere?
Questão 2 – Segundo o texto, a mostra “Visões do Invisível” é permanente. O que isso significa?
Questão 3 – No segmento “[…] uma coletânea de imagens capturadas em quatro anos de observações […]”, a expressão grifada indica uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 4 – O trecho “Entre as espécies retratadas em seu habitat, estão: anta, arara-canindé, lobo-guará, onça-parda, onça-pintada, tamanduá-mirim, tatu-canastra, entre outros.”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 5 – Na parte “[…] para capturar esses momentos da vida do Cerrado, foram utilizadas armadilhas fotográficas […]”, o termo destacado estabelece a relação de:
( ) posse.
( ) causa.
( ) finalidade.
Questão 6 – No quarto parágrafo, as aspas assinalam a reprodução de uma fala. De quem?
Questão 7 – Na passagem “[…] esses e outros animais fascinantes que vivem aqui […]”, há um vocábulo que exprime uma opinião. Identifique-o:
Questão 8 – Sublinhe a seguir a palavra que introduz a ideia de soma:
“[…] as novas instalações oferecem condições, para que os visitantes tenham a experiência de frequentar um ambiente natural preservado e com infraestrutura adequada.”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.