Início Série5º ano Interpretação de texto: Parque Estadual do Itacolomi – 5º ano

Interpretação de texto: Parque Estadual do Itacolomi – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o Parque Estadual do Itacolomi. Vamos conhecer melhor essa reserva? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Parque Estadual do Itacolomi

    O Parque Estadual do Itacolomi é uma Unidade de Conservação criada em 1967. Uma das atrações da reserva é o Pico do Itacolomi, que inspirou o nome do recinto e pode ser avistado por várias regiões de Ouro Preto (MG). Os 1.772 m de altitude da montanha serviram de referência para os bandeirantes durante a Corrida do Ouro.

    Com uma área de 7.543 hectares de matas, em que predominam as quaresmeiras e candeias ao longo dos rios e córregos, o local possui, nas partes mais elevadas, campos de altitude com afloramentos rochosos, onde se destacam as gramíneas e canelas-de-ema. Abriga muitas nascentes, escondidas nas matas, que deságuam, em sua maioria, no Rio Gualaxo do Sul, afluente do Rio Doce.

    Além da flora, ó local é uma importante área de conservação da fauna da região, sendo casa de diversas espécies de animais raros e ameaçados de extinção, como o lobo-guará, a onça-parda, a ave-pavó e o andorinhão-de-coleira. Só de aves são mais de 200 catalogadas.

    O Centro de Visitantes também é uma atração interessante. O prédio histórico é considerado o primeiro edifício público do estado, uma vez que servia para cobrança de impostos (o quinto) e para vigilância e defesa do acesso às minas em Ouro Preto.

    No entanto, os atrativos não estão disponíveis ao público no momento, tendo o parque autorizado o pesquisador a entrar. Conforme o portal da prefeitura da cidade, o parque está fechado desde maio de 2023, devido às condições ruins de acesso, cuja deterioração ocorre após chuvas do início desse ano. A previsão de reabertura é apenas para dezembro de 2025.

Guilherme Ferraz. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/>.

 

Questões 

Questão 1 – Releia:

“Uma das atrações da reserva é o Pico do Itacolomi, que inspirou o nome do recinto e pode ser avistado por várias regiões de Ouro Preto (MG).”

A que reserva o texto se refere?

 

 Questão 2 – O trecho “[…] o local possui, nas partes mais elevadas, campos de altitude com afloramentos rochosos, onde se destacam as gramíneas e canelas-de-ema.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 3 – No segmento “[…] deságuam, em sua maioria, no Rio Gualaxo do Sul, afluente do Rio Doce.”, a parte grifada é:

(     ) um exemplo.

(     ) uma correção.

(     ) uma explicação.

 

Questão 4 – Na passagem “[…] casa de diversas espécies de animais raros e ameaçados de extinção […]”, o vocábulo “e” indica:

(     ) fatos que se somam. 

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 5 – Em “Só de aves são mais de 200 catalogadas.”, o termo destacado quer dizer:

(     ) “registradas”.

(     ) “encontradas”.

(     ) “preservadas”.

 

Questão 6 – Observe:

“[…] o parque está fechado desde maio de 2023, devido às condições ruins de acesso […]”

A expressão sublinhada:

(     ) introduz uma causa.

(     ) exprime uma finalidade.

(     ) aponta uma consequência.

 

Questão 7 – Identifique o fragmento que contém uma opinião:

(     ) “Abriga muitas nascentes, escondidas nas matas […]”

(     ) “O Centro de Visitantes também é uma atração interessante.”

(     ) “O prédio histórico é considerado o primeiro edifício público do estado […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário