Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre o Parque do Caraça. História e natureza em um só lugar! Vamos conhecer melhor o Caraça? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP04, EF05LP05 e EF05LP18.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Parque do Caraça- 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Parque do Caraça – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Parque do Caraça – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
História e natureza em um só lugar!
Você conhece o Parque do Caraça? Localizado a cerca de 120 quilômetros de Belo Horizonte, cercado pela Serra do Caraça, o parque oferece diversas atrações ligadas à natureza, como caminhadas e banhos em piscinas naturais.
Dizem que o nome Caraça surgiu por causa do formato da serra, que lembra o enorme rosto de um gigante deitado. No século 18, era retirado muito ouro das montanhas da Serra do Caraça. A existência desse precioso metal atraiu, na época, muitas pessoas para toda a região e se formaram vilas e cidades.
Antigamente, a maioria das residências e das igrejas locais era feita de pau a pique: nesse tipo de construção, as paredes são feitas com paus colocados em pé, na vertical, e outros postos na horizontal. Amarrados com cipó, eles são cobertos com barro.
O interesse que a Serra do Caraça despertou nas pessoas levou uma grande movimentação para a região. No século 19, mais precisamente em 1820, foi fundado o Colégio do Caraça. Ele funcionava como internato e só recebia alunos do sexo masculino.
No colégio, foi construída uma igreja em estilo neogótico, diferente de todas as outras da região. Nela, há diversos vitrais – uma característica das igrejas neogóticas.
Em 1968, um incêndio destruiu o colégio, que não voltou mais a funcionar. A igreja e seus vitrais, no entanto, estão lá para quem quiser visitar.
No Parque do Caraça, há muitos bichos, como o lobo-guará. O curioso é que, à noite, ele vai para a porta da igreja e recebe comida das mãos do padre. No Caraça, existem três tipos de vegetação: cerrado, campo e mata atlântica. Existem inúmeras nascentes de água na região que abastecem vários rios.
O Parque do Caraça, além de lindo, ajuda a entender a nossa história e, portanto, a nós mesmos. Então, vamos ajudar a preservá-lo.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_171.pdf>.
(Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – Em “Localizado a cerca de 120 quilômetros de Belo Horizonte […]”, o texto refere-se:
Questão 2 – Identifique o trecho que contém uma opinião:
( ) “[…] o parque oferece diversas atrações ligadas à natureza, como caminhadas […]”
( ) “A existência desse precioso metal atraiu, na época, muitas pessoas para toda a região […]”
( ) “O Parque do Caraça, além de lindo, ajuda a entender a nossa história […]”
Questão 3 – No fragmento “Antigamente, a maioria das residências e das igrejas locais era feita de pau a pique […]”, o vocábulo sublinhado exprime:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 4 – De acordo com o texto, um incêndio atingiu o colégio do Caraça:
( ) no século 18.
( ) em 1820.
( ) em 1968.
Questão 5 – Na passagem “No Parque do Caraça, há muitos bichos, como o lobo-guará.”, o vocábulo “como” introduz:
( ) uma causa.
( ) um exemplo.
( ) uma comparação.
Questão 6 – Na frase “O curioso é que, à noite, ele vai para a porta da igreja e recebe comida das mãos do padre.”, o termo grifado indica:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 7 – O segmento “Existem inúmeras nascentes de água na região […]”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 8 – Na parte “Então, vamos ajudar a preservá-lo.”, o texto:
( ) dá uma ordem.
( ) exprime um desejo.
( ) busca conscientizar.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.