Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre pão de mel. Vamos ler o texto que nos ensina a fazer esse doce? Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP02, EF05LP05, EF05LP07 e EF05LP09.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Pão de mel – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Pão de mel – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Pão de mel – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Aprenda a preparar pão de mel recheado em casa
Doce fácil de fazer é uma bela opção para presentear e até mesmo garantir uma renda extra.
Ingredientes:
100g de açúcar mascavo;
100g de mel;
320g de leite;
1 colher de chá de canela em pó;
1 colher de chá de cravo em pó;
180g de farinha de trigo;
15g de fermento;
10g de bicarbonato;
doce de leite e cobertura de chocolate para rechear.
Modo de preparo:
Em uma tigela, misture o leite, o açúcar mascavo, o cravo, a canela em pó e o mel. Misture bem. Em outro recipiente, coloque a farinha, o bicarbonato e o fermento e misture. Aos poucos, acrescente a mistura seca na líquida até tudo ficar homogêneo. Leve ao forno preaquecido a 180 graus em uma forma untada por 25 minutos. Depois de pronto e já frio, corte os pedaços, coloque o recheio de doce de leite e mergulhe na cobertura fracionada. Leve à geladeira e depois é só servir.
“Terra da Gente”. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2021/03/19/planos-de-pascoa-aprenda-a-fazer-pao-de-mel-em-casa.ghtml>. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – Releia:
“Doce fácil de fazer é uma bela opção para presentear e até mesmo garantir uma renda extra.”
A que doce o texto se refere?
Questão 2 – A seção intitulada “Ingredientes”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 3 – Em “Misture bem.”, o texto:
( ) faz um alerta.
( ) ensina a fazer algo.
( ) apresenta uma sugestão.
Questão 4 – Na parte “Aos poucos, acrescente a mistura seca na líquida até tudo ficar homogêneo.”, o termo grifado tem o mesmo sentido de:
( ) “firme”.
( ) “uniforme”.
( ) “volumoso”.
Questão 5 – No trecho “Leve ao forno preaquecido a 180 graus em uma forma untada por 25 minutos.”, a expressão sublinhada indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 6 – Releia:
“Depois de pronto e já frio, corte os pedaços, coloque o recheio de doce de leite e mergulhe na cobertura fracionada.”
Nesse segmento, o vocábulo destacado assinala a ideia de:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 7 – Pode-se concluir que o texto lido é do gênero:
( ) notícia.
( ) propaganda.
( ) receita culinária.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.