Interpretação de texto: Outros bichos da turma – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre outros bichos da turma do canguru, do coala e do gambá. Que bichos serão esses, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Outros bichos da turma do canguru, do coala e do gambá

    Existe um grupo de animais que reúne bichos, à primeira vista, muito diferentes. Dele fazem parte o canguru, o coala, um tipo de gambá que não solta cheiro ruim como o que aparece nos desenhos animados, e até bichos que lembram ratos. Estamos falando dos marsupiais, que são mamíferos (animais que têm pelos e, quando filhotes, mamam) e que, em sua maioria, mas não sempre, possuem uma bolsa de pele na barriga, de grande utilidade.

    Como os filhotes de marsupiais nascem antes de seus órgãos estarem completamente desenvolvidos, é nessa bolsa de pele, chamada marsúpio, que eles ficam protegidos e sugando o leite da mãe até estarem com seus olhos totalmente formados e serem capazes de se alimentar e de se defender sem a ajuda materna. Os filhotes deslocam-se até o marsúpio ou local onde estão as glândulas mamárias, geralmente na barriga, agarrando-se aos pelos da mãe.

    Os marsupiais são encontrados no continente americano e na Oceania. Os marsupiais das Américas não são tão variados na forma, mas ocupam ambientes muito diferentes. Nas Américas do Sul e Central, de cada 100 espécies de bichos, cerca de oito são marsupiais. […] 

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 182.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_182.pdf>.

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Existe um grupo de animais que reúne bichos, à primeira vista, muito diferentes.”

A que grupo de animais o texto se refere?

 

Questão 2 – Em “[…] um tipo de gambá que não solta cheiro ruim como o que aparece nos desenhos animados […]”, o texto apresenta:

(     ) o rato.

(     ) o coala.

(     ) o canguru.

 

Questão 3 – No primeiro parágrafo do texto, os parênteses contêm:

(     ) uma opinião.

(     ) uma explicação.

(     ) uma exemplificação.

 

Questão 4 – Observe:

 “Como os filhotes de marsupiais nascem antes de seus órgãos estarem completamente desenvolvidos, é nessa bolsa de pele, chamada marsúpio, que eles ficam protegidos […]”

 O vocábulo “Como”:

(     ) introduz uma causa.

(     ) inicia uma conformidade.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 5 – Na passagem “[…] sugando o leite da mãe até estarem com seus olhos totalmente formados […]”, o termo grifado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 – O trecho “Os filhotes deslocam-se até o marsúpio ou local onde estão as glândulas mamárias, geralmente na barriga, agarrando-se aos pelos da mãe.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 7 – Na parte “Os marsupiais são encontrados no continente americano e na Oceania.”, a palavra sublinhada exprime a ideia de:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

Questão 8 – O texto revela que os marsupiais das Américas:

(     ) têm formatos muito diferentes.

(     ) vivem em ambientes muito diferentes.

(     ) têm formatos muito diferentes e vivem em ambientes muito diferentes.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: