Interpretação de texto: Otílio, o pinguim – 3º ano

    Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto “Otílio, o pinguim”.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de interpretação de texto em

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Otílio, o pinguim

    Quando queria achar a sua vara de pescar, a verdade é que nunca conseguia encontrar! Otílio era um Pinguim desorganizado. Tinha um iglu sempre muito bagunçado! Então, saiu para pescar só com a serra de corta gelo. Juntou-se aos pinguins, parecendo um pescador modelo.
    Fez um buraco no gelo, e aí Otílio escorregou… Mas logo saiu do buraco com um grande peixe que pegou! Contente, assou o peixe com a ajuda dos amigos. Comeram tranquilos, sem precisar de abrigos.
    À noite, voltaram para casa sob uma luz monumental, era o espetáculo das noites no polo: A aurora austral. Mas quando Otílio estava dormindo, o tempo mudou. Caiu uma tempestade de neve, mas ele nem se preocupou.
    Ao acordar de manhã… Nossa! Havia tanta neve! Cobria seu iglu! Então, os amigos acudiram em breve! Os pinguins retiraram a neve do iglu de Otílio. Ele descobriu que viver sozinho é muito difícil! E saiu feliz por ter tantos amigos a aceitá-lo. Até mesmo no polo sul, todos devem se ajudar.

 

Questões

1) Qual é o título do texto?
R.

 

2) Como era o pinguim Otilio?
R.

 

3) como não achou sua vara de pescar, o que o pinguim fez?
R.

 

4) De repente, Otílio escorregou, mas quando saiu do buraco, o que segurava?
R.

 

5) Ao voltar para casa o que os pinguins viram?
R.

 

 

Por Acessaber.

helia pereira:
Veja também: