Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Oscar Niemeyer. Ele foi um dos maiores arquitetos do Brasil e um dos grandes nomes da arquitetura moderna mundial. Vamos conhecer a história de Niemeyer? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Oscar Niemeyer – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Oscar Niemeyer – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Oscar Niemeyer – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Oscar Niemeyer
A inspiração nas formas naturais deu origem ao estilo inconfundível dele, que foi um dos maiores arquitetos do Brasil e um dos grandes nomes da arquitetura moderna mundial. São mais de 600 obras, que misturam concreto, vidro, curvas e vãos livres, espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.
Oscar Niemeyer nasceu no Rio de Janeiro em 1907 e se casou aos 21 anos com Anita Baldo. Foi nessa época que começou a trabalhar na tipografia do pai, e lá surgiu a paixão pelo desenho. Entrou para a Escola Nacional de Belas Artes, onde se formou em arquitetura em 1934. No mesmo ano, começou a fazer estágio no escritório do grande arquiteto e urbanista Lúcio Costa.
Dois anos mais tarde, trabalhou com o famoso arquiteto modernista franco-suíço Le Corbusier. Juntos, projetaram a sede do Ministério da Saúde, que é hoje o Palácio Gustavo Capanema, em sua cidade natal.
Em 1940, foi convidado por Juscelino Kubitschek, então prefeito da cidade de Belo Horizonte, para criar o Conjunto da Pampulha, sua primeira grande obra. Daí pra frente, ele não parou mais. Projetou parte da nova sede da Organização das Nações Unidas, a ONU […]
Por sua genialidade, acabou sendo convidado por Juscelino Kubitschek, agora presidente do Brasil, para participar da construção da nova capital do País. […]
Entre os anos de 1957 e 1958, executou os projetos de vários prédios importantes […]
Depois de Brasília, a cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, é a que abriga a maior quantidade de projetos do arquiteto. […]
Sua brilhante carreira não ficou só na arquitetura. Além das tantas construções espalhadas pelo Brasil e por várias capitais do mundo, esculturas, gravuras, livros e até móveis também levam sua assinatura.
Niemeyer recebeu dezenas de homenagens e prêmios. […]
E, com uma vida tão longa, deu tempo até de se casar pela segunda vez, aos 98 anos, com Vera Lúcia, 2 anos depois de ficar viúvo de Anita, com quem foi casado por 76 anos. Oscar Niemeyer faleceu em 5 de dezembro de 2012, aos 104 anos. Mas não duvide: se vivesse mais tempo, continuaria nos espantando com seu talento e inventividade.
Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>.
Questões
Questão 1 – O texto lido é:
( ) uma biografia.
( ) uma entrevista.
( ) uma reportagem.
Questão 2 – Em “[…] um dos maiores arquitetos do Brasil e um dos grandes nomes da arquitetura moderna mundial.”, o texto refere-se:
Questão 3 – Segundo o texto, Oscar Niemeyer “trabalhou com o famoso arquiteto modernista franco-suíço Le Corbusier”, no ano de:
Questão 4 – Qual foi, de acordo com o texto, a primeira grande obra de Niemeyer?
( ) “o Conjunto da Pampulha”.
( ) “parte da nova sede da Organização das Nações Unidas, a ONU”.
( ) “a sede do Ministério da Saúde, que é hoje o Palácio Gustavo Capanema”.
Questão 5 – Sublinhe o motivo do convite de Juscelino Kubitschek a Oscar Niemeyer:
“Por sua genialidade, acabou sendo convidado por Juscelino Kubitschek […]”
Questão 6 – Identifique a cidade que, de acordo com o texto, abriga mais projetos de Niemeyer:
( ) Niterói.
( ) Brasília.
( ) Belo Horizonte.
Questão 7 – Na passagem “[…] esculturas, gravuras, livros e até móveis também levam sua assinatura.”, o termo grifado indica:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) conclusão.
Questão 8 – Há um comentário no trecho:
( ) “[…] começou a trabalhar na tipografia do pai, e lá surgiu a paixão pelo desenho.”
( ) “Niemeyer recebeu dezenas de homenagens e prêmios.”
( ) “[…] se vivesse mais tempo, continuaria nos espantando com seu talento e inventividade.”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.