Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre os dois pinguins. Sempre que passavam um pelo outro, trocavam olhares de ódio. Vamos conhecer a história desses pinguins? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Os dois pinguins – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Os dois pinguins – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Os dois pinguins – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Os dois pinguins
Perto do polo Norte, viviam dois pinguins que, apesar de nunca terem se falado, consideravam-se inimigos. Sempre que passavam um pelo outro, trocavam olhares de ódio. Como era natural, interpretavam tudo mal e, quando um andava direito e com a barriga encolhida, o outro pensava que ele era um petulante. E assim por diante.
Um dia, foram ambos a um baile de máscaras, na colônia onde moravam. Como os dois estavam mascarados, não se reconheceram e iniciaram uma animada conversa.
— É uma bela festa! Vê-se que as pessoas gostam muito do baile de máscaras. — comentou um deles.
— É verdade! Deveríamos ter uns quantos destes bailes por ano. — respondeu o outro.
Depois de algumas horas, já eram amigos inseparáveis. Somente ao final do baile, quando retiraram as máscaras, descobriram, assombrados, as suas respectivas identidades.
Depois de um momento de hesitação, desataram a rir. Acharam muita graça das recordações de sua antiga inimizade, sobretudo daqueles olhares furiosos que lançavam. Foi necessário que se encontrassem mascarados para finalmente se conhecerem.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-03-09/os-dois-pinguins.htm>.
Questões
Questão 1 – Identifique o objetivo do texto acima:
( ) noticiar um fato.
( ) divulgar um lugar.
( ) transmitir um ensinamento.
Questão 2 – Na passagem “Sempre que passavam um pelo outro, trocavam olhares de ódio.”, o texto refere-se:
Questão 3 – O trecho “[…] quando um andava direito e com a barriga encolhida […]” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 4 – Releia:
“Como os dois estavam mascarados, não se reconheceram e iniciaram uma animada conversa.”
O fato destacado é:
( ) a causa de outro.
( ) a finalidade de outro.
( ) a consequência de outro.
Questão 5 – Em “— É uma bela festa! Vê-se que as pessoas gostam muito do baile de máscaras.”, o travessão marca:
( ) o começo da fala de um dos pinguins.
( ) uma pausa na fala de um dos pinguins.
( ) a continuidade da fala de um dos pinguins.
Questão 6 – Na parte “Depois de algumas horas, já eram amigos inseparáveis.”, o termo grifado foi usado para indicar:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 7 – No fragmento “Depois de um momento de hesitação, desataram a rir.”, o vocábulo sublinhado quer dizer:
( ) “indecisão”.
( ) “inquietação”.
( ) “incompreensão”.
Questão 8 – Observe:
“Acharam muita graça das recordações de sua antiga inimizade, sobretudo daqueles olhares furiosos que lançavam.”
Esse segmento é:
( ) o início da história.
( ) o clímax da história.
( ) o desfecho da história.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.