Início Atividades Interpretação de texto: Os dois amigos e o urso – 7º ano

Interpretação de texto: Os dois amigos e o urso – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, dirigida aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental. As variadas questões propostas visam ao estudo do reflexivo texto “Os dois amigos e o urso”. Vamos refletir e aprimorar as habilidades de leitura?

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe este exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Os dois amigos e o urso

    Dois amigos caminhavam por um bosque quando, de repente, aparece um urso e começa a prossegui-los. Um dos amigos, muito assustado, trepou numa árvore. O outro, abandonado à própria sorte, jogou-se no chão, fingindo-se de morto.

    O urso ao vê-lo, aproximou-se pouco a pouco. Porém, este animal, que não se alimenta de cadáveres, segundo dizem, começou a olhá-lo, tocá-lo: observá-lo, examina-lo. Mas como nosso amigo não se movia e quase nem respirava, é abandonado pelo urso, que foi embora falando: “Está tão morto como meu bisavô”.

   Então o amigo que estava na árvore, alardeando sua amizade, desce correndo e o abraça. Comenta sobre a sorte que teve o amigo por ter saído ileso de situação tão perigosa e lhe diz:

    — Sabe, parece-me que o urso lhe disse alguma coisa no ouvido, enquanto o cheirava. Diga-me, o que foi que ele lhe disse?

    E nosso amigo responde:

    — Só uma coisa: “Retira tua amizade da pessoa que, se te vê em perigo, te abandona”.

SAMANIEGO. La Fontaine. “Fábulas”. Tradução de Ferreira Gullar. Rio de Janeiro: Revan, 1997.

 

Questões

Questão 1 – O texto lido é do gênero:

a) artigo de opinião

b) fábula

c) crônica

d) conto

 

Questão 2 – Identifique o fato que motivou a história narrada:

R:

 

Questão 3 – O clímax é aquele momento da história que gera mais tensão. Assinale-o:

a) “[…] aparece um urso e começa a prossegui-los.”

b) “Um dos amigos, muito assustado, trepou numa árvore.”

c) “O outro, abandonado à própria sorte, jogou-se no chão, fingindo-se de morto.”

d) “O urso … começou a olhá-lo, tocá-lo: observá-lo, examina-lo.”

 

Questão 4 – Diante da perseguição do urso no bosque, os dois amigos adotaram estratégias diferentes. Aponte-as:

R:

 

Questão 5 – O urso disse a um dos amigos o seguinte: “Retira tua amizade da pessoa que, se te vê em perigo, te abandona”. O que o levou a dizer essas palavras?

R:

 

Questão 6 – A fala do urso, transcrita acima, funciona como:

a) uma ordem

b) um desejo

c) um conselho

d) uma advertência

 

Questão 7 – Na parte “[…] começou a olhá-lo, tocá-lo: observá-lo, examina-lo.”, o pronome “lo” refere-se:

R:

 

Questão 8 – Há o predomínio no texto de sequências:

a) narrativas

b) descritivas

c) expositivas

d) argumentativas

 

Questão 9 – No trecho “Mas como nosso amigo não se movia e quase nem respirava […]”, os verbos em destaque exprimem ações:

a) previsíveis

b) concluídas

c) hipotéticas

d) inacabadas

 

Questão 10 – Na passagem “[…] por ter saído ileso de situação tão perigosa […]”, o termo “tão”:

a) complementa o sentido do adjetivo “perigosa”.

b) intensifica o sentido do adjetivo “perigosa”.

c) explica o sentido do adjetivo “perigosa”.

d) define o sentido do adjetivo “perigosa”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário