Atividade de interpretação de texto, dirigida aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental. As variadas questões propostas visam ao estudo do reflexivo texto “Os dois amigos e o urso”. Vamos refletir e aprimorar as habilidades de leitura?
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ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
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Leia:
Os dois amigos e o urso
Dois amigos caminhavam por um bosque quando, de repente, aparece um urso e começa a prossegui-los. Um dos amigos, muito assustado, trepou numa árvore. O outro, abandonado à própria sorte, jogou-se no chão, fingindo-se de morto.
O urso ao vê-lo, aproximou-se pouco a pouco. Porém, este animal, que não se alimenta de cadáveres, segundo dizem, começou a olhá-lo, tocá-lo: observá-lo, examina-lo. Mas como nosso amigo não se movia e quase nem respirava, é abandonado pelo urso, que foi embora falando: “Está tão morto como meu bisavô”.
Então o amigo que estava na árvore, alardeando sua amizade, desce correndo e o abraça. Comenta sobre a sorte que teve o amigo por ter saído ileso de situação tão perigosa e lhe diz:
— Sabe, parece-me que o urso lhe disse alguma coisa no ouvido, enquanto o cheirava. Diga-me, o que foi que ele lhe disse?
E nosso amigo responde:
— Só uma coisa: “Retira tua amizade da pessoa que, se te vê em perigo, te abandona”.
SAMANIEGO. La Fontaine. “Fábulas”. Tradução de Ferreira Gullar. Rio de Janeiro: Revan, 1997.
Questões
Questão 1 – O texto lido é do gênero:
a) artigo de opinião
b) fábula
c) crônica
d) conto
Questão 2 – Identifique o fato que motivou a história narrada:
R:
Questão 3 – O clímax é aquele momento da história que gera mais tensão. Assinale-o:
a) “[…] aparece um urso e começa a prossegui-los.”
b) “Um dos amigos, muito assustado, trepou numa árvore.”
c) “O outro, abandonado à própria sorte, jogou-se no chão, fingindo-se de morto.”
d) “O urso … começou a olhá-lo, tocá-lo: observá-lo, examina-lo.”
Questão 4 – Diante da perseguição do urso no bosque, os dois amigos adotaram estratégias diferentes. Aponte-as:
R:
Questão 5 – O urso disse a um dos amigos o seguinte: “Retira tua amizade da pessoa que, se te vê em perigo, te abandona”. O que o levou a dizer essas palavras?
R:
Questão 6 – A fala do urso, transcrita acima, funciona como:
a) uma ordem
b) um desejo
c) um conselho
d) uma advertência
Questão 7 – Na parte “[…] começou a olhá-lo, tocá-lo: observá-lo, examina-lo.”, o pronome “lo” refere-se:
R:
Questão 8 – Há o predomínio no texto de sequências:
a) narrativas
b) descritivas
c) expositivas
d) argumentativas
Questão 9 – No trecho “Mas como nosso amigo não se movia e quase nem respirava […]”, os verbos em destaque exprimem ações:
a) previsíveis
b) concluídas
c) hipotéticas
d) inacabadas
Questão 10 – Na passagem “[…] por ter saído ileso de situação tão perigosa […]”, o termo “tão”:
a) complementa o sentido do adjetivo “perigosa”.
b) intensifica o sentido do adjetivo “perigosa”.
c) explica o sentido do adjetivo “perigosa”.
d) define o sentido do adjetivo “perigosa”.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.