Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre obstáculo ou oportunidade. Vamos refletir a partir da leitura de uma história? Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP06, EF05LP07 e EF05LP16.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Obstáculo ou oportunidade – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Obstáculo ou oportunidade – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Obstáculo ou oportunidade – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Obstáculo ou oportunidade?
Certo dia, um rei ordenou que se colocasse uma pedra enorme no meio de uma das estradas de seu reino. Então, o rei se escondeu próximo ao local para ficar observando se alguém tiraria a imensa rocha do caminho.
Alguns mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente deram a volta pela pedra. Alguns até esbravejaram contra o rei, dizendo que ele não mantinha as estradas limpas, mas nenhum deles tentou mover a pedra dali.
De repente, passa um camponês com uma carga de vegetais. Ao se aproximar da imensa rocha, ele põe de lado a sua carga e tenta remover a rocha dali. Após muito esforço e suor, finalmente consegue mover a pedra para fora da estrada.
Então, o camponês volta a pegar sua carga de vegetais, quando nota que havia uma bolsa no local onde, pouco antes, estava a pedra.
A bolsa continha muitas moedas de ouro e uma nota escrita pelo rei, que dizia que o ouro era para a pessoa que tivesse removido a pedra do caminho.
– Meus amigos, – disse o rei – com frequência, encontramos obstáculos e fardos no caminho. Podemos reclamar em alto e bom som enquanto nos desviamos deles se assim preferirmos, ou podemos erguê-los e descobrir o que eles significam. A decepção é normalmente o preço da preguiça.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/2019-10-12/obstaculo-ou-oportunidade.htm>.
Questões
Questão 1 – Identifique o fato que motivou a história acima:
Questão 2 – Na passagem “Então, o rei se escondeu próximo ao local para ficar observando se alguém tiraria a imensa rocha do caminho.”, o vocábulo destacado:
( ) aponta um destino.
( ) indica uma direção.
( ) introduz uma finalidade.
Questão 3 – O trecho “Alguns até esbravejaram contra o rei, dizendo que ele não mantinha as estradas limpas […]”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 4 – Em “Ao se aproximar da imensa rocha, ele põe de lado a sua carga e tenta remover a rocha dali.”, o termo grifado exprime a ideia:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 5 – De acordo com a história, quem “consegue mover a pedra para fora da estrada”?
( ) um mercador.
( ) um camponês.
( ) um homem muito rico.
Questão 6 – Na história, a pessoa que move a pedra do caminho tem uma recompensa. Qual?
Questão 7 – Informe o parágrafo que conta o clímax da história:
Questão 8 – Na parte “[…] podemos erguê-los e descobrir o que eles significam.”, os pronomes sublinhados referem-se aos:
Questão 9 – Pela leitura da história, pode-se caracterizar o camponês como alguém:
( ) curioso.
( ) persistente.
( ) ganancioso.
Questão 10 – Conclui-se que o texto tem a intenção de:
( ) debater um assunto.
( ) propor uma reflexão.
( ) fazer uma reivindicação.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.