Interpretação de texto: O urso e os viajantes – 6º ano e 7º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano e sétimo ano do ensino fundamental, com questões baseadas no texto O urso e os viajantes.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

O URSO E OS VIAJANTES

(Fábula de Esopo recontada por Ana Maria Machado)

    Dois amigos iam viajando por uma estrada quando, de repente, apareceu um urso.

    Antes que o animal os visse, um dos homens correu para uma árvore ao lado da estrada, pendurou-se num galho e conseguiu puxar o corpo para cima e ficar escondido entre as folhas. O outro não foi tão rápido e, como era muito pesado, não tinha forças para subir sozinho. Ficou um tempo pendurado e, ao perceber que seria impossível escapar daquela maneira, jogou-se no chão e fingiu que estava morto.

    Quando o urso chegou bem perto, ficou andando em volta do homem cheirando-o por toda parte, o coitado prendeu bem a respiração e ficou imóvel, só com o coração batendo forte.

    Dizem que ursos não atacam cadáveres e deve ser verdade, porque o bicho acabou desistindo, convencido de que o homem tinha mesmo morrido. Acabou indo embora.

    Quando não havia mais perigo, o viajante que estava na árvore desceu. Curioso, perguntou ao outro o que é que tanto o urso lhe segredava no ouvido, quando encostara o focinho na sua orelha.

    – Ah, ele estava me aconselhando a nunca mais viajar com um amigo que me deixa sozinho no primeiro sinal de perigo!

    Nas horas difíceis é que conhecemos a sinceridade dos amigos.

MACHADO, Ana Maria.
O tesouro das virtudes para crianças.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

 

Responda às questões abaixo:

1)  O gênero textual do texto acima é uma fábula, marque algumas características desse gênero:

a)   (   ) Narrativa de caráter real.

b)  (   ) Os animais são personagens que se personificam.

c)   (   ) Disseminação de valores.

d)  (   ) Não existe a presença do narrador.

 

2)  Cite as estratégias adotadas pelos amigos, para fugir do urso.

R:

 

3)  Identifique o TEMA do texto “O URSO E OS VIAJANTES”, de Ana Maria Machado.

R:

 

4)  No trecho “Dois amigos iam viajando por uma estrada quando, de repente, apareceu um urso.”, classifique a palavra em destaque.

R:

 

5)  Reescreva os pares de frases, unindo-as. Para isso, empregue umas das conjunções a seguir:

Porém – E – Pois – Quando.

a)   O viajante subiu rapidamente na árvore. O viajante estava com medo do urso gigante.

R:

b)  Os dois viajantes pararam . Os viajantes viram o urso.

R:

c)   O urso estava mesmo faminto. O urso desistiu de comer os viajantes.

R:

 

6)  “O urso ao vê-lo, aproximou-se pouco a pouco. Porém, este animal, que não se alimenta de cadáveres, segundo dizem, começou a olhá-lo, tocá-lo: observá-lo, examiná-lo.” Reescreva o trecho abaixo, substituindo “O urso” por “Dois ursos”:

R:

 

7)  Identifique a moral da fábula.

R:

 

8)  Em sua opinião, qual é a função da moral da historia?

R:

 

9)  “Ah, ele estava me aconselhando a nunca mais viajar com um amigo que me deixa sozinho no primeiro sinal de perigo!”. A palavra em destaque está no sentido conotativo ou denotativo? Explique:

R:

 

10)     Suponha que o seu melhor amigo tenha faltado aula justamente no dia em que a professora fez o estudo do texto “O URSO E OS VIAJANTES”. Por meio do WhatsApp, ele lhe enviou uma mensagem solicitando que você enviasse uma foto do resumo do que foi estudado nesta aula.. No espaço abaixo, faça o seu resumo bem caprichado!

R:

 

 

 

acessaber:
Veja também: