Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o telhado verde. Em vez de telhas comuns, ele usa solo e vegetação para cobrir casas, edifícios ou escritórios. Vamos conhecer melhor esse telhado? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O telhado verde – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O telhado verde – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O telhado verde – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Como funciona o telhado verde?
Em vez de um simples telhado, um jardim suspenso na sua casa. Já pensou? Muitos arquitetos e engenheiros não só pensaram, como já colocaram em prática essa ideia. É o que eles chamam de telhado verde ou ecológico. Em vez de telhas comuns, ele usa solo e vegetação para cobrir casas, edifícios ou escritórios.
Para que um telhado verde funcione bem, é preciso, primeiro, forrar o local com uma borracha chamada lona asfáltica para evitar vazamentos. O passo seguinte é aplicar uma manta feita de material permeável. Ela serve de filtro e impede que areia ou raízes, por exemplo, caiam na tubulação que vai escorrer a água, causando entupimentos.
Em cima dessa manta-filtro, coloca-se uma camada de bolinhas de argila, que ajudam a deixar as raízes das plantas mais arejadas. Depois, mais uma camada de manta permeável é aplicada e pronto! Agora, já é possível criar o jardim.
Para plantar o telhado verde, precisamos de uma camada de pelo menos dez centímetros de terra adubada. É importante escolher espécies que não cresçam muito, para que o jardim não fique pesado.
Além de bonitos, esses telhados são bastante úteis: conseguem absorver parte da água das chuvas (algo que não acontece nas lajes convencionais), reduzem o calor e os ruídos e podem ser usados para plantar alimentos, formando uma horta suspensa! Que tal plantar essa ideia na sua casa?
Sergio Fernando Tavares. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 252.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_252.pdf>.
Questões
Questão 1 – Na passagem “Em vez de telhas comuns, ele usa solo e vegetação para cobrir casas, edifícios ou escritórios.”, o termo destacado refere-se ao:
Questão 2 – No trecho “Ela serve de filtro e impede que areia ou raízes, por exemplo, caiam na tubulação que vai escorrer a água, causando entupimentos.”, o autor explica a função da:
( ) argila no telhado verde.
( ) lona asfáltica no telhado verde.
( ) manta feita de material permeável no telhado verde.
Questão 3 – No segmento “É importante escolher espécies que não cresçam muito, para que o jardim não fique pesado.”, a expressão grifada introduz:
( ) uma causa.
( ) uma finalidade.
( ) uma consequência.
Questão 4 – Observe:
“Além de bonitos, esses telhados são bastante úteis […]”
Pode-se afirmar que:
( ) o adjetivo “bonitos” exprime uma opinião.
( ) o adjetivo “úteis” exprime uma opinião.
( ) o adjetivo “bonitos” e o adjetivo “úteis” exprimem uma opinião.
Questão 5 – Identifique aquilo que, segundo o texto, não acontece nas lajes convencionais, mas acontece nos telhados verdes:
( ) “redução de calor”.
( ) “redução de ruídos”.
( ) “absorção de parte da água das chuvas”.
Questão 6 – Há um vocábulo que exprime uma circunstância de tempo no fragmento:
( ) “[…] um jardim suspenso na sua casa.”
( ) “[…] já colocaram em prática essa ideia.”
( ) “Para que um telhado verde funcione bem […]”
Questão 7 – Em “[…] podem ser usados para plantar alimentos, formando uma horta suspensa!”, o ponto de exclamação indica, em relação ao fato, o sentimento de:
( ) alívio.
( ) medo.
( ) admiração.
Questão 8 – Na parte “Que tal plantar essa ideia na sua casa?”, o autor do texto faz:
( ) um apelo.
( ) um pedido.
( ) um convite.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.