Interpretação de texto: O sucesso da generosidade – 3º ano

    Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto “O sucesso da generosidade”.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

O sucesso da generosidade

    Juvenal era egoísta, mas tinha amigos que nunca se esqueciam dele. Certa vez, Juvenal sentiu inveja, porque sua amiguinha Leila veio para a aula com um livro de histórias muito bonito. Leila, que era generosa com todos os seus colegas, viu o interesse de Juvenal e, então, resolveu dar o livro para ele. Juvenal percebeu que a bondade de Leila o fez reconhecer a sua ignorância.
    Então, ele decidiu dar um presente para Leila: um lenço vermelho estampado de rosas, que ganhara de sua tia. Outro dia, Juvenal se queixou com Leila que seu lápis azul havia desaparecido, só poderia ter sido roubado. E o suspeito era o lobo Mauro, da outra fila, que nunca conversava com ninguém.
    Leila disse para Juvenal perguntar para o lobo Mauro se ele não teria visto um bonito lápis azul em algum lugar. O lobo Mauro foi simpático e mobilizou a turma. Então, o lápis foi encontrado em um canto da sala. Mais uma lição que Juvenal aprendeu.
    Certo dia, Juvenal apareceu muito triste e contou para Leila que ninguém iria se lembrar do seu aniversário. Leila ficou com pena de Juvenal, e secretamente preparou uma festa para o seu amigo. No dia do aniversário de Juvenal foi a maior festa. Juvenal nem sabia que tinha tantos amigos.

 

Questões

1) Qual é o título do texto?
R.

 

2) Por que certa vez Juvenal sentiu inveja?
R.

 

3) Ao ver o interesse de Juvenal pelo livro, o que Leila faz?
R.

 

4) Um dia, quando o lápis de Juvenal desapareceu, quem ele desconfiou que tivesse pegado e por quê?
R.

 

5) Certo dia, Juvenal apareceu muito triste e contou para Leila que ninguém iria se lembrar do seu aniversário. Leila ficou com pena de Juvenal, e fez o que?
R.

 

 

Por Hélia Higa.

helia pereira:
Veja também: